Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de junho de 2018, 10h59

Morre Waldir Pires, ex-governador da Bahia

Pires era integrante do Partido dos Trabalhadores

Foto: Arquivo / EBC

O ex-governador e ex-vereador Waldir Pires morreu na manhã desta sexta-feira (22), aos 91 anos, por volta das 10h no Hospital da Bahia, em Salvador. Ele deu entrada na noite de quinta-feira (21) na unidade hospitalar, na Pituba, com quadro de pneumonia. Pires era filiado do Partido dos Trabalhadores. “O paciente teve parada cardiorrespiratória, não respondendo às manobras de reanimação e veio a óbito”, informou o hospital, em nota.

Pires chefiou dois ministérios durante o governo do ex-presidente Lula: de Estado de Controle e da Transparência da Controladoria-Geral da União em 2003 e da Defesa em 2006.

Natural de Acajutiba, na Bahia, Francisco Waldir Pires de Souza foi governador da Bahia entre 15 de março de 1987 e 14 de maio de 1989. Ele ocupou por dois mandatos uma cadeira na Câmara dos Deputados: de 1º de janeiro de 1990 até 1º de janeiro de 1994 e de 1º de janeiro de 1999 até 1º de janeiro de 2003.

Pires era formado em Direito e liderou o Movimento Antinazista.

O governador da Bahia Rui Costa (PT) decretou luto oficial de cinco dias no estado. “A Bahia e o Brasil não perdem apenas um político. Waldir Pires era um exemplo de caráter e retidão na vida pública e na vida privada. Dedicou boa parte dos seus 91 anos à defesa da cidadania e à construção de um Brasil melhor. Esse legado serve de herança e inspiração para todos nós. Com temperança e coragem, bem ao seu estilo, levamos adiante seus ideais. Meus sentimentos, em especial à família e aos amigos, e que Deus nos conforte a todos”, disse o governador em nota de pesar.

Jaques Wagner, ex-governador do estado, e a esposa, Fátima Mendonça, lamentaram a morte de Waldir Pires. “Recebemos, Fátima e eu, com muita tristeza a notícia do falecimento do grande democrata Waldir Pires. Deputado Federal, Ministro de Estado, Governador da Bahia, Vereador de Salvador, a trajetória de Waldir sempre foi pautada pelos valores éticos e democráticos que dignificam a política. O Dr. Waldir que resistiu ao golpe de 1964 é o mesmo que exerceu com muita dignidade e altivez todos as funções públicas de sua vida e nos inspira a seguir sempre do lado certo da história. Em um momento como o atual, em que nossa democracia é fortemente atacada, a presença de Waldir fará ainda mais falta. Mas seguiremos sempre orientados pelo seu exemplo, lucidez e valores inalterados. Desejamos força à família e ao povo baiano”.

Biografia

Um dos políticos mais influentes da história da Bahia, Waldir Pires ocupou cargos importantes em governos progressistas. Em 1958, foi vice-líder de Juscelino Kubitschek na Câmara dos Deputados. Atuou como consultor-geral no governo de João Goulart. O golpe militar obriga a liderança da Bahia a amargar sete anos de exílio político. Regressa ao Brasil em 1970, mas o AI-5 deixa Pires sem os direitos políticos.

Com o fim do AI-5, em 1978, recupera os direitos políticos e volta ao papel de destaque na cena política da Bahia. ´É eleito governador do estado em 1986 e por oito anos representou o povo baiano em dois mandatos na Câmara dos Deputados, entre 1990 e 1994 e 1998 e 2002.

Depois de participar com destaque nos dois mandatos do ex-presidente Lula, Pires foi vereador de Salvador entre fevereiro de 2013 e dezembro de 2016.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags