MP pede afastamento de Wajngarten da Secom por falta de transparência em verbas publicitárias

"Será que isso tem a ver com financiamento da rede de fake news?", questionou o deputado Marcelo Freixo

Fabio Wajngarten e Bolsonaro (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, responsável pela atuação do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), pediu nesta quinta-feira (16) o afastamento de Fábio Wajngarten da chefia da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Bolsonaro.

Furtado afirmou à colunista Bela Megale, do Jornal O Globo, que o pedido foi realizado oralmente ao ministro Vital do Rêgo e será oficializado em um documento.

A alegação é de que a Secom vem descumprindo decisão da Controladoria-Geral da União (CGU) e mantém dados de publicidade governo Bolsonaro em segredo.

No Twitter, o secretário afirmou que "a Secom não descumpriu a determinação da Controladoria Geral da União, que ainda não se manifestou neste caso específico".

"Como já explicado anteriormente à mídia em geral, a Secom, por meio de uma agência de publicidade, contrata a plataforma Google Ads, que apresenta os anúncios ao público definido na campanha e cobra cada vez que ele clica na peça digital", declarou.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) comentou sobre o pedido nas redes e lançou suspeitas sobre o secretário. "O Ministério Público pediu o afastamento de Fábio Wajngarten da Secretaria de Comunicação do desgoverno Bolsonaro devido à falta de transparência sobre os gastos com publicidade na internet. Será que isso tem a ver com financiamento da rede de fake news?", disse.

https://twitter.com/fabiowoficial/status/1283789945614807040
https://twitter.com/fabiowoficial/status/1283789947363786754

Temas