O que o brasileiro pensa?
05 de janeiro de 2019, 09h45

Novo coordenador do Enem se apresenta como “aluno de Filosofia de Olavo de Carvalho desde 2009”

Pelo Twitter, Bolsonaro comemorou nomeação de Murilo Resende, de 36 anos, que também é doutor em Economia pela FGV, e a prioridade de seus estudos "na medição da formação acadêmica e não somente o quanto ele foi doutrinado em salas de aula".

Nomeado por Jair Bolsonaro (PSL) para coordenar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Murilo Resende Ferreira se apresenta em uma plataforma de cursos que mantém na internet como “aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho desde 2009, estudioso do marxismo e do movimento revolucionário desde 2003”. Pelo Twitter, Bolsonaro comemorou neste sábado (5) a nomeação de Resende Ferreira, que é “doutor em Economia pela EPGE/FGV”.

“Murilo Resende, o novo coordenador do Enem é doutor em economia pela FGV e seus estudos deixam claro a priorização do ensino ignorando a atual promoção da “lacração”, ou seja, enfoque na medição da formação acadêmica e não somente o quanto ele foi doutrinado em salas de aula”, tuitou.

Fórum terá um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

Olavo de Carvalho
Na “Bio” em seu site, Murilo Resende diz que, aos “15 anos resolvi que era um ateu convicto, após devorar Richard Dawkins e Carl Sagan” e que aos 17 tinha todas as certezas do mundo e “nada na cabeça”.

Em 2000, aos 18 anos – atualmente ele tem 36 – conheceu por artigos na revista Época o homem que mudaria sua visão de mundo: Olavo de Carvalho, de quem diz ter “devorado” toda a obra.

Fórum terá um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

“Desde então, não tenho muitas certezas, mas estou certo que algo entrou em minha cabeça, ou, o que é ainda melhor: saí de minha cabeça e descobri o mundo. Entendi que a religião era um fenômeno universal e necessário: o homem antes parecia caminhar para a terrível consumação dos tempos da Revelação cristã do que para uma utopia tecnológica”.

Por meio de Olavo de Carvalho e do filósofo e historiador alemão Erich Hermann Vögelin, Resende diz ter aprendido que “todas as ideologias mortíferas da modernidade remontavam a antigas heresias cristãs”.

O coordenador do ENEM afirma ainda o curso online de Filosofia de Olavo de Carvalho foi “ponto central no seu amadurecimento intelectual”. “O maior amigo de todos, o professor Olavo de Carvalho, teve sempre uma presença virtual nesse processo, mas a mais forte de todas”.

Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum