Fórumcast #20
18 de junho de 2019, 10h35

O Globo escala “professor da FGV ” para defender Lava Jato e esconde que é funcionário de Moro

O autor do artigo assina apenas como professor da FGV, mas é Secretário Nacional do Consumidor, órgão vinculado ao ministério da Justiça, fato que o jornal esconde

Foto: Divulgação

O jornal O Globo publicou, em sua edição desta terça-feira (18), um artigo intitulado “Aspectos éticos da Lava-Jato”. Nele, o seu autor, Luciano Benetti Timm, indicado pelo jornal ao final apenas como professor da FGV-SP, faz da primeira à última linha a defesa da Operação Lava Jato “sob o ponto de vista do pragmatismo”, como ele próprio afirma.

Foto: Reprodução

O fato curioso é que o jornal da família Marinho escondeu uma informação fundamental, neste caso, a respeito do seu autor. Luciano Benetti Timm foi nomeado, em dezembro último, pelo próprio juiz Sérgio Moro, para chefiar a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), um órgão do ministério da Justiça, conforme pode ser comprovado no próprio site da instituição.

O mesmo jornal O Globo deu, de maneira precisa a informação que ‘esqueceu’ desta vez, em sua edição de 07/12/2018, em matéria intitulada: ‘Moro escolhe mais um do Paraná para chefiar PRF e advogado para Secretaria do Consumidor’.

O advogado, no caso do texto, é o próprio Benetti, agora secretário de Moro. Na época, o ex-juiz e recém nomeado ministro admitiu não ter muito conhecimento sobre a área de Defesa do Consumidor, mas disse que recebeu a indicação do nome do Timm e elogiou o currículo dele: “Tem uma qualidade acadêmica indubitável nessa área, tem mestrado, vários cursos no exterior, aprofundamento em Direito e Economia. Um advogado bem-sucedido”, disse.

Veja também:  Dilma: Moro protegeu Eduardo Cunha e escondeu a verdade sobre o golpe de 2016

Trecho do artigo foi compartilhado pelo blog de extrema-direita e defensor da Lava Jato, O Antagonista, que também se esqueceu de citar que o autor do texto é, neste momento, subordinado ao ministro Moro, a quem defende com tanto empenho.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum