Oposição vai pedir ao MPF que investigue corrupção em gestão Pazuello denunciada pelo Jornal Nacional

"A denúncia é escandalosa", disse o deputado Marcelo Freixo (PSOL)

Eduardo Pazuello - Fotos: Tony Winston/MS/Fotos Públicas
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), líder da Minoria na Câmara dos Deputados, anunciou nesta terça-feira (18) que vai acionar o Ministério Público Federal (MPF) para investigar as denúncias apresentadas pelo Jornal Nacional contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro.

"Vamos acionar o MPF para investigar os contratos milionários do Ministério da Saúde com empresas para reformar galpões no Rio de Janeiro. Gestores nomeados por Pazuello contrataram, sem licitação, empresas cujos sócios são investigados por corrupção. A denúncia é do Jornal Nacional", informou Freixo pelo Twitter.

"A denúncia do Jornal Nacional sobre os contratos milionários feitos sem licitação pelo Ministério da Saúde de Pazuello para reformar galpões no RJ é escandalosa. São fortes os indícios de corrupção num Estado onde quase 50 mil pessoas morreram de covid. Vamos acionar o MPF", completou o líder da Minoria.

A denúncia

Segundo a reportagem, o coronel da reserva George Divério, nomeado por Pazuello em junho de 2020 para chefiar a Superintendência Estadual do Ministério no RJ, firmou em novembro daquele ano, em um intervalo de apenas 2 dias, dois contratos, com dispensa de licitação, que chegam a R$ 28,8 milhões.

A empresa contratada foi a Lled Soluções, cujos sócios são Fábio de Rezende Tonassi e Celso Fernandes de Mattos. Ambos eram sócios em outra empresa, a Cefa-3, que foi proibida de celebrar contratos com o governo federal até 2022 por estar envolvida em um contrato fraudulento com as Forças Armadas.

Sob a gestão Pazuello, o ministério também firmou contrato de R$ 19,9 milhões, novamente sem licitação, com a empresa SP Serviços, para a reforma na sede da pasta no Rio de Janeiro. Entre as reformas “urgentes”, argumento utilizado para a dispensa de licitação, estão instalação de painel de LED e troca de poltronas do auditório.

As revelações foram expostas pelo telejornal na véspera do depoimento do general à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga se houve genocídio no Brasil durante a pandemia e quais os responsáveis por isso.

Confira a íntegra da reportagem aqui.

https://twitter.com/MarceloFreixo/status/1394821800723374085
https://twitter.com/MarceloFreixo/status/1394824224074829825