Para o jurista Silvio Almeida, sem impeachment de Bolsonaro, “o Brasil sufoca”

“É preciso interromper um ciclo de morte e destruição. No caso do governo de plantão, estão presentes todas as condições exigidas para a abertura de um processo de impeachment”, diz o professor

Silvio Almeida - Foto: Reprodução/TV Cultura
Escrito en POLÍTICA el

O professor e jurista Silvio Almeida defendeu que o país precisa viabilizar o impeachment de Jair Bolsonaro, cuja condução do combate à pandemia do coronavírus é, segundo ele, “trágica e criminosa”.

“Diante da constatação de que o governo de Jair Bolsonaro é em si mesmo um risco à ordem social, à saúde pública e à economia do país, parece nascer em diversos setores da sociedade alguma convergência sobre a urgência de se interromper o mandato de um presidente que lidera, segundo Wanderley Guilherme dos Santos, um ‘governo de ocupação’, cuja prioridade é qualquer outra coisa, menos governar”, diz um dos trechos do artigo, em sua coluna na Folha de S.Paulo.

“Todo processo de impeachment é traumático. Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe. Crime de responsabilidade sem processo de impeachment é omissão com o povo brasileiro e claro descumprimento dos deveres funcionais. O Brasil precisa do impeachment para respirar”, afirma.

Ciclo de morte

“É preciso interromper um ciclo de morte e destruição. No caso do governo de plantão, estão presentes todas as condições exigidas para a abertura de um processo de impeachment, sem o apelo a invencionices e oportunismos. Trata-se de um presidente que abusa do poder, atenta contra a segurança do país, viola direitos fundamentais ao expor os cidadãos à morte pelo coronavírus, procede de modo incompatível com o decoro e a dignidade, estimula ataques contra a ordem democrática, hostiliza nações estrangeiras e tantas outras ações que se enquadrariam com facilidade, sem contorcionismos retóricos, no que a lei chama de crimes de responsabilidade”, acrescenta Silvio, que é professor da Fundação Getulio Vargas e do Mackenzie, além de presidente do Instituto Luiz Gama.