O que o brasileiro pensa?
01 de julho de 2020, 08h53

Para se segurar no cargo, Ernesto Araújo reúne dados positivos de sua gestão

Ala militar do governo pressiona Bolsonaro pela sua saída

Ernesto Araújo | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ministro da Relações Exteriores, Ernesto Araújo, está coletando com urgência, em diferentes áreas do Itamaraty, relatório de suas realizações desde 2019.

Vários diplomatas passaram o dia na tarefa de compilação de “dados positivos”.

O pedido foi visto pelos corredores do órgão como uma tentativa do ministro de se blindar da pressão da ala militar pela sua saída.

Araújo conseguiu se cacifar junto ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) ao alinhar o Itamaraty a um grupo de governantes de direita liderados pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

A guinada na política externa, no entanto, encontrou resistências entre militares do Planalto e é questionada por acadêmicos, que preferem uma abordagem mais pragmática, mas tem forte apoio no núcleo ideológico do governo, principalmente entre os seguidores do astrólogo Olavo de Carvalho. 

Com informações do Painel, da Folha


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum