Pesquisa Ibope: 73% são contra a flexibilização do porte de armas

Levantamento também mediu a opinião dos brasileiros sobre a posse de armas: 61% são contra e 37% são a favor

A maioria dos brasileiros não quer mais armas nas ruas. Pesquisa realizada pelo Ibope em março, depois do primeiro decreto de Jair Bolsonaro que facilitou a posse de armas, indicou que 73% são contrários à flexibilização do porte e 26% são favoráveis; 1% não soube ou não respondeu.

A pesquisa também mediu a opinião dos brasileiros sobre a posse de armas. O resultado foi que 61% são contra e 37% são a favor, além de 2% que não souberam ou não responderam.

Em apenas cinco meses de governo, Bolsonaro já mostrou quais são suas prioridades, editando três decretos sobre armas: novas regras sobre posse (publicado em 15 de janeiro); novas normas sobre porte e compra de munições (em 8 de maio); governo muda pontos que foram questionados na Justiça (em 22 de maio).

Segurança

O levantamento concluiu, também, que 51% discordam da afirmação de que o aumento de pessoas armadas deixa a sociedade mais segura.

A pesquisa do Ibope ocorreu entre 16 e 19 de março, antes de dois decretos editados pelo governo referentes ao porte de armas. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR