domingo, 20 set 2020
Publicidade

Pesquisa XP/Ipespe: Bolsonaro sobe no 1o turno, mas empata com Haddad no segundo

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo (Ipespe), encomendada pela XP Investimentos, divulgada nesta sexta-feira (5), mostra um crescimento de Jair Bolsonaro (PSL), que aumentou a vantagem sobre o petista Fernando Haddad na disputa presidencial. Em pesquisa estimulada, o militar da reserva chegou a 36% dos votos válidos, enquanto o petista tem 22%. Na simulação de segundo turno entre os dois, há uma situação de empate técnico: 43% a 42%, com vantagem para o candidato do PSL.

Bolsonaro cresceu 8 pontos porcentuais desde o último levantamento do instituto, divulgado há uma semana – subindo de 28% para 36%. Haddad oscilou um ponto posito, de 21% para 22%, no mesmo período. Ciro Gomes (PDT) segue estacionado em terceiro lugar, com 11% das intenções de votos há 3 semanas. Geraldo Alckmin (PSDB) tem 7% – oscilou 1 ponto para baixo – e Marina Silva, 4%, empatada tecnicamente com João Amoêdo (Novo) – 3% -, Álvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), que tem 2%.

No cenário espontâneo – em que não são mostrados os nomes dos candidatos – Bolsonaro tem 33% das intenções de voto contra 16% de Haddad. Ciro tem 9%, Alckmin, 4%, Amoêdo e Marina, 2%, e Dias, Meirelles e Cabo Daciolo (Patriota), 1% cada. Nos votos válidos (desconsiderando votos em branco, nulos e eleitores indecisos), Bolsonaro tem 41% e Haddad, 25%.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.