Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
03 de abril de 2019, 17h16

Pesquisadores do CNPq podem ficar sem bolsas a partir de outubro

Orçamento ficou menor em 2019 e só assegura dinheiro para pagar as bolsas de pesquisa até setembro

Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil

O orçamento confirmado para 2019 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assegura verbas apenas para pagamento de bolsas de pesquisa até setembro. A afirmação é de João Luiz Filgueiras de Azevedo, presidente do órgão, em entrevista ao G1.

Azevedo revela que a verba para 2019 foi reduzida em comparação a 2018. Além disso, parte do dinheiro para este ano foi utilizada para pagamento das bolsas referentes a dezembro de 2018.

O presidente do CNPq acredita que o órgão precisa de cerca de R$ 300 milhões para fechar as contas de 2019.

“Nesse momento, é correta a afirmação. O orçamento paga integralmente as bolsas até setembro. De outubro em diante certamente não paga tudo, provavelmente paga muito pouco”, disse.

Contudo, o problema é ainda pior, pois na sexta-feira (29), o governo Bolsonaro anunciou um contingenciamento de R$ 2,13 bilhões no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Apoio

Apesar disso, Azevedo explicou que o CNPq conta com o apoio do ministro Marcos Pontes, para tentar reverter o problema: “O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações está plenamente consciente disso, sabe do problema e, mais do que isso, está trabalhando para tentar reverter”, declarou Azevedo.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum