PF investiga desvio de verbas de construtoras na gestão de Aécio Neves em MG

Esquema teria ocorrido durante a construção da Cidade Administrativa em Belo Horizonte, com o pagamento de propina e contratação de empresas que não fizeram nada. O tucano nega qualquer irregularidade

O senador Aécio Neves
Escrito en POLÍTICA el
A Polícia Federal investiga denúncia de que duas empresas teriam sido usadas por Aécio Neves (PSDB) para desviar  verbas para campanhas. A acusação é de que os desvios ocorreram durante a construção da Cidade Administrativa em Belo Horizonte, entre 2008 e 2010, quando Aécio era governador de Minas Gerais. Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a obra foi orçada em 900 milhões de reais, mas passou de 1, 8 bilhão de reais. A denúncia foi feita em delação premiada do ex-diretor superintendente da construtora Odebrecht em Minas Gerais Sérgio Neves. De acordo com ele, 3% de um contrato com as empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e a OAS iriam para Aécio Neves para futuras campanhas políticas. O delator afirmou ainda que foram contratadas duas empresas locais para não fazerem nada, a Cowan e a Alicerce.

A Polícia Federal investiga se as notas fiscais apresentadas das duas empresas eram frias. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o inquérito agora está na Justiça de Minas Gerais.

A defesa de Aécio Neves declarou que é improcedente a afirmação de que o senador tenha pedido qualquer quantia.

*Com informações do G1/Minas Gerais