Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de julho de 2019, 16h29

Pimenta (PT-RS) leva declaração para Moro autorizar suas quebras de sigilo bancário e do Telegram

Deputado petista levou uma declaração pronta para que Moro assine, autorizando o Telegram a certificar a autenticidade das conversas vazadas, acabando com toda e qualquer dúvida

Reprodução/TV Câmara

Durante a audiência que acontece na tarde desta terça-feira (2) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o clima esquentou quando o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) propôs uma solução para que não reste mais dúvidas sobre a autenticidade das conversas que vêm sendo vazadas entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e procuradores da Lava Jato. O objetivo da audiência é, justamente, que Moro preste esclarecimentos sobre o conteúdo dos diálogos.

Ao longo de toda a audiência, Moro vem afirmando que não pode dizer se as conversas são autênticas ou não pois as mensagens já teriam sido apagadas. Depois de fazer alguns questionamentos, Pimenta, então, sugeriu que o ex-juiz fizesse uma manifestação formal ao aplicativo Telegram para acabar com a “celeuma” sobre a veracidade das conversas com procuradores.  Faz uma manifestação formal ao Telegram, autorize que as autoridades tenham acesso ao seu sigilo bancário. Assim vamos saber, de fato, se o senhor tinha ou não uma conduta ilegal nesse processo”, disse o deputado.

Em meio às críticas de deputados da base governista, Pimenta, então, mostrou um documento. “Eu tenho uma declaração que, se o senhor quiser, pode assinar hoje”, afirmou. O deputado segurava uma declaração pronta para que Moro apenas assinasse, autorizando o Telegram a buscar as mensagens em seus servidores no caso de elas ainda estarem lá.

Apesar da insistência de Pimenta para que Moro respondesse aos seus questionamentos, o ministro se limitou a dizer que “eram muitas perguntas” e que  “no momento não cabe fazer avaliação de decisões já tomadas”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum