Presidente do PDT, de Ciro Gomes, Lupi defende revogação da reforma trabalhista

Ex-ministro do Trabalho no governo Lula, Carlos Lupi disse "que a revogação é prioridade do governo do PDT".

Carlos Lupi e Ciro Gomes (Foto: PDT)
Escrito en POLÍTICA el

Ex-ministro do Trabalho no governo Lula e presidente do PDT, que tem Ciro Gomes como pré-candidato à Presidência, Carlos Lupi defendeu nesta quarta-feira (12) a revogação da reforma trabalhista implementada no governo Michel Temer (MDB).

“Nós estamos perto de 14%,15% de desemprego. Se fosse a ‘solução’ essa reforma, essa flexibilização, por que não está gerando emprego? Esse é o grande desafio. Nós temos falado (…) que a revogação é prioridade do governo do PDT, do governo trabalhista, com a nossa origem. Nos, trabalhistas, é que criamos a CLT", disse Lupi em entrevista á Rádio Bandeirantes.

Ex-ministro do Trabalho entre marco de 2007 e dezembro de 2011, Lupi afirmou que as entidades representativas de trabalhadores perderam força na reforma e defendeu "sindicatos fortes e transparentes".

A revisão da reforma trabalhista entrou na pauta eleitoral após Lula elogiar a medida implementada na Espanha pelo governo Pedro Sanchez, que reverteu perdas de direitos impostas por neoliberais.

Nesta terça-feira (11), Lula se reuniu com representantes de centrais sindicais brasileiras, de trabalhadores e do governo da Espanha para estudar mudanças na legislação trabalhista.

Lula teria dito, segundo Sérgio Nobre, presidente da CUT, que não promete revogar a reforma, mas montar uma mesa de negociação tripartite, que reúna representantes do governo, dos sindicatos e de empresários.

O petista ainda teria lembrado do Conselhão, que contou inclusive com a participação de Lupi em alguns casos.