Presidente do PDT no MS acha que, conforme o cenário, partido poderia apoiar Lula

O deputado federal Dagoberto Nogueira afirmou que o PDT poderia até considerar a possibilidade de apoiar Lula já no primeiro turno, caso ele estivesse à frente de Ciro

Ciro Gomes e Lula (Arquivo)Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do PDT no Mato Grosso do Sul, o deputado federal Dagoberto Nogueira, afirmou em entrevista ao repórter Augusto Fernandes, no Correio Braziliense, que a depender do cenário, o seu partido poderia até vir a apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com Dagoberto, o ideal seria que a depender das pesquisas de opinião com as projeções para o primeiro turno, os partidos de esquerda avaliassem qual candidato de oposição está em vantagem e construíssem um acordo para apoiar esse nome. Nesse cenário, segundo ele, o PDT poderia até considerar a possibilidade de colaborar com Lula, caso o petista estivesse à frente de Ciro.

O deputado disse ainda temer que o contrário não aconteça devido ao episódio de 2018, quando o PT não desistiu de participar do pleito e lançou Fernando Haddad à presidência.

“As pesquisas de 2018 mostravam que o Ciro podia ganhar no segundo turno, mas o PT foi individualista. O PDT sempre foi aliado e ajudou o PT em todas as circunstâncias, mas eles nunca fazem nenhum tipo de gesto para os aliados. Por isso, uma aliança é praticamente impossível. Mas temos que destacar que ninguém mais quer a radicalização entre Lula e Bolsonaro. É aí onde o Ciro cresce”, completa.

De todo modo, ele acredita que as esquerdas acertam ao buscar um alinhamento desde já. “Isso é inevitável, até porque vamos nos encontrar no segundo turno e temos que ter uma estratégia. Se não houver organização, vamos perder de novo. É importante todos terem consciência disso”, concluiu.

Temas