Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de julho de 2018, 18h54

Presidente do PDT presta solidariedade a Lula

"Vítima de manobras políticas", escreveu Carlos Lupi ao comentar as decisões que mantiveram o ex-presidente Lula preso após a concessão de um habeas corpus; Ciro Gomes, pré-candidato à presidência pelo partido de Lupi, também falou sobre o assunto

Lula e Lupi (Foto: Arquivo)

O presidente do PDT, Carlos Lupi, se pronunciou no final da tarde desta segunda-feira (9) sobre as decisões da Justiça neste domingo (8) que mantiveram o ex-presidente Lula preso mesmo após a concessão de um habeas corpus. Para Lupi, que chegou a ser ministro de Lula, o petista foi “vítima de manobras políticas para impedirem sua liberdade”.

“O Estado Democrático de Direito exige o cumprimento da legalidade. Vimos, claramente, um esforço de diferentes agentes públicos para não permitirem que Lula saísse da prisão, colocando em xeque a isenção do Poder Judiciário”, escreveu o líder pedetista em sua página do Facebook.

Ciro

De maneira mais tímida, sem declarar apoio direto a Lula, o candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, também comentou o episódio. Apesar de não encampar, como Lupi, uma defesa do ex-presidente, Ciro fez um alerta para o “fascismo” que pode ser instaurado com a crise institucional pela qual passa o Brasil. “Como advogado e professor de direito constitucional, me assusta ver que magistrados estão agindo de forma que se permita colocar em dúvida sua isenção e imparcialidade. É preciso, mais do que nunca, que todos coloquem a mão na consciência e reflitam sobre seus atos. Se ficarmos assistindo a tudo isso sem um mínimo de autocrítica, poderemos ver a crise brasileira semear o que há de pior: o autoritarismo e o fascismo”, escreveu, também pelo Facebook.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum