Preso em operação contra Serra, dono da Qualicorp recebeu investimentos de fundos dos EUA

Empresário se notabilizou no meio político por emprestar aeronaves para políticos. Em 2015, o acidente com um helicóptero de Seripieri matou Thomaz Alckmin, filho caçula de Geraldo Alckmin

José Seripieri Filho, o Júnior, fundador da Qualicorp (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Preso nesta terça-feira (21) em nova ação da Lava Jato contra o senador José Serra (PSDB), o empresário José Seripieri Filho, o Júnior, fundador da Qualicorp, recebeu aportes financeiros de dois grandes fundos de investimentos dos Estados Unidos em 1997, quando criou a empresa que tornou-se líder do mercado no segmento de planos coletivos de saúde por adesão.

Seripieri foi preso por suposto "caixa 2" durante a campanha eleitoral de José Serra ao Senado, em 2014. A prisão é temporária e outras três pessoas são procuradas pela Polícia. Saripieri foi alvo também de uma operação de busca e apreensão em sua casa.

Um comunicado da Polícia Federal e do Ministério Público de São Paulo diz que "foi constatada a existência de fundados indícios do recebimento por parlamentar de doações eleitorais não contabilizadas, repassadas por meio de operações financeiras e societárias simuladas, visando assim a ocultar a origem ilícita dos valores recebidos, cujo montante correspondeu à quantia de R$ 5 milhões".

Planos de Saúde
Seripieri ganhou influência e se aproximou de políticos após a criação da Qualicorp. O empresário já havia feito doações para a candidatura de José Serra à Presidência em 2010 e se notabilizou no meio político por emprestar aeronaves para políticos - até mesmo o ex-presidente Lula usou uma aeronave do empresário para passar o reveillon na casa de Seripieri em Angra dos Reis por dois anos.

Em 2015, o acidente com um helicóptero de Seripieri matou cinco tripulantes, entre eles Thomaz Alckmin, filho caçula do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A aeronave caiu sobre casa em Carapicuíba, na grande São Paulo.