Procurador do Pará é afastado por declarações racistas

Em um áudio divulgado nas redes sociais, em 2019, o procurador disse, entre outras coisas, que o "problema da escravidão no Brasil foi porque o índio não gosta de trabalhar"

Foto: Divulgação/MPPA
Escrito en POLÍTICA el

O procurador de Justiça Ricardo Albuquerque da Silva foi afastado nesta terça-feira (4) pela Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP). O magistrado, que atuava no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), estava sendo investigado por declarações racistas que foram vazadas em um áudio nas redes sociais.

De acordo com a decisão, foram encontrados indícios suficientes de que o procurador cometeu infração disciplinar. Os efeitos da suspensão são imediatos.

Em um áudio divulgado nas redes sociais, em novembro de 2019, o procurador dizia, durante uma palestra para estudantes do curso de Direito, em Belém, que o "problema da escravidão no Brasil foi porque o índio não gosta de trabalhar".

O procurador disse ainda: "não acho que nós tenhamos dívida nenhuma com quilombolas. Nenhum de nós aqui tem navio negreiro".

Em nota, o MPPA informou que determinou o afastamento cautelar do procurador de Justiça Ricardo Albuquerque do cargo de ouvidor do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a Procuradoria-Geral de Justiça do Pará determinou, nesta terça-feira (3), a intimação do referido procurador para o cumprimento da decisão de afastamento.

Com informações do G1