Protesto por impeachment de Bolsonaro ganha verbete na Wikipédia

"Pela primeira vez, setores ligados aos dois lados antagônicos como esquerda e direita passaram a protestar contra o governo em cima de um objetivo comum", diz enciclopédia

Reprodução/Twitter/CUT
Escrito en POLÍTICA el

Os protestos que ocorreram no país no último final de semana (dias 23 e 24) pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro ganharam um verbete na Wikipédia. A página se refere às carreatas que aconteceram em pelo menos 45 cidades de 21 estados.

"Pela primeira vez, setores ligados aos dois lados antagônicos como esquerda e direita passaram a protestar contra o governo em cima de um objetivo comum", diz o artigo.

Com o slogan "Sem oxigênio, sem vacina, sem governo", as manifestações contra o governo Bolsonaro têm tido apoio de movimentos da direita, como o MBL (Movimento Brasil Livre) e Vem pra Rua, e movimentos de esquerda, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e partidos como PT, PSOL e PCdoB.

Também são citados os panelaços que ocorreram no dia 15 de janeiro, também em defesa do impeachment do presidente.

Entre as causas apontadas pelos protestos estão a declaração do presidente no último dia 5 de janeiro de que o país estava "quebrado" e que ele não "podia fazer nada" e o colapso na saúde do Amazonas, cuja falta de oxigênio já era conhecida pelo governo, que nada fez. Pelo contrário, pressionou o estado a adotar a cloroquina, sem eficácia comprovada contra a Covid-19. Foram enviados 120 mil comprimidos pelo governo federal ao estado.

De acordo com levantamento do instituto Atlas Político, divulgado neste domingo (24), 53,6% dos brasileiros afirmam ser favoráveis ao impedimento do mandatário, enquanto 41,5% se colocam contra a medida. 4,9% não sabem.

Em meio à crise da pandemia, que já deixou mais de 215 mil mortos e com a demora do governo em trazer vacinas para os brasileiros, a rejeição ao governo Bolsonaro também disparou. Segundo a pesquisa, a avaliação Ruim/Péssimo subiu de 32% para 40% entre dezembro e janeiro. No mesmo período, o Bom/Ótimo caiu de de 37% para 31%. Outros 26% consideram Regular.