Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de novembro de 2019, 17h01

PSB, PDT, PCdoB e PCB organizam evento conjunto no Rio e podem lançar Martha Rocha contra Freixo

Fundações dos quatro partidos vão realizar evento conjunto com um objetivo de lançar um programa para o Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

De olho nas eleições municipais de 2020, PSB, PCB, PCdoB e PDT vão realizar uma atividade conjunta na próxima sexta-feira (8) com o objetivo de pensar um novo horizonte para o Rio de Janeiro. O seminário “Um Programa para o Rio – Democracia, Cidade e Desenvolvimento” é puxado pelas fundações das quatro siglas e ensaia uma unidade em torno da deputada estadual Martha Rocha (PDT-RJ) para a disputa da prefeitura.

Com a presença de políticos, professores, lideranças e intelectuais, a frente pretende debater iniciativas e projetos para construção de uma cidade mais justa e igualitária. Segundo as organizações, a prioridade neste momento é a formulação de um projeto comum que seja capaz de apontar uma mudança para os rumos da administração da capital, que carece de planejamento, e, sobretudo, do fomento de políticas públicas nas áreas de segurança, saúde e educação.

Ao todo, serão quatro mesas de debate realizadas no Sindipetro-RJ. A mesa de abertura acontece às 14h e vai contar com a presença de lideranças partidárias e dirigentes. Será mediada por Raphael de Carvalho, da Fundação João Mangabeira, do PSB.

Em seguida, Martha Rocha estará ao lado do deputado federal Alessandro Molon (PSB), líder da oposição na Câmara dos Deputados, e do ex-ministro do Trabalho Brizola Neto (PCdoB) para falar sobre “Democracia e Desenvolvimento para o Rio”. “Este momento é fundamental para o encontro, por tudo o que estamos vivendo em nível estadual e federal. Nossa tentativa é a construção de uma frente ampla que seja capaz de apresentar à população um programa que dialogue com seus verdadeiros problemas. Precisamos tratar de soluções práticas para o desemprego, violência e a recuperação da nossa proteção social”, avalia Brizola Neto.

As outras mesas, marcadas para 16 e 18 horas, irão abrigar temas como segurança pública e educação, respectivamente. “O evento ‘Um Programa para o Rio’ reúne representantes, quadros e analistas das mais diversas orientações, mas que convergem na busca de soluções democráticas e justas visando um Rio de Janeiro capaz de superar a grave crise em que está nos âmbitos econômico, político, social e cultural. Inventa o diálogo amplo e diversificado capaz de fundamentar um programa inclusivo, com respeito às liberdades democráticas e com propostas objetivas para a retomada do desenvolvimento em nossa cidade”, diz Eurico de L. Figueiredo, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que vai participar da mesa sobre segurança pública.

“Essa é a construção de uma tentativa de uma frente ampla. O PCdoB vê a necessidade de um campo progressista com um debate fortalecido pela democracia, e, sobretudo, contra o fascismo. A ideia é promover uma série de debates pela cidade do Rio de Janeiro. Precisamos construir uma agenda para essa cidade. Educação, segurança, saúde e desenvolvimento são itens prioritários, que serão debatidos neste primeiro encontro. Devemos nos questionar sobre como criar uma agenda de segurança pública para o Rio de Janeiro? Precisa ser uma agenda que valorize a vida, assim como o policial e seu ofício. É isso que queremos trazer ao debate”, diz Tainá de Paula, urbanista e geógrafa, que também integra a mesa de segurança pública.

Para as fundações, há um otimismo com o próximo ciclo eleitoral. Em função da insatisfação popular com a situação do país e do estado, incluindo os altos índices de desemprego, lideranças da oposição miram vitórias em prefeituras estratégicas. O desempenho em 2020 será importante para os rumos da corrida presidencial em 2022.

Confira a programação completa:

Um Programa Para o Rio – Democracia, Cidade e Desenvolvimento
Data: 08/novembro/2019
Local: SindiPetro – Av. Passos, 34, Centro, Rio de Janeiro

– Mesa Abertura
14h00 – 14h40
Lideranças partidárias; dirigentes das Fundações
Mediação: Raphael de Carvalho (FJM/PSB).

– Mesa 1
• Democracia e Desenvolvimento para o Rio.
15h00 – 16h30
Integrantes:
Dep. Alessandro Molon (PSB);
Dep. Delegada Martha Rocha (PDT);
Ex-Ministro do Trabalho Brizola Neto (PCdoB).
Mediador: Paulo Oliveira (PCB)

-Mesa 2
• Segurança Pública e Democracia Para o Rio Que Queremos.
16h30 – 17h30
Integrantes:
Prof. Eurico de L. Figueiredo (INEST/UFF):
Everton Gomes (FLB-AP/PDT);
Tainá de Paula (PCdoB);
Eduardo Serra (PCB)
Mediador: Dep. Enfermeira Rejane (PCdoB)

-Mesa 3
18h00 – 19h30
• Educação é Desenvolvimento!
Prof. Lia Faria (UERJ);
Prof. Izolda Cela (Vice-Governadora do Ceará);
Prof. Marcos Andrade (FJM/PSB);
Prof. Hiran Roedel (PCB);
Mediação: FLB- AP

Organização:
Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT);
Fundação João Mangabeira (PSB);
Fundação Maurício Grabois (PCdoB);
Fundação Dinarco Reis (PCB)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum