PV declara apoio à candidatura Lula: “Fortalece a luta democrática”, diz Mercadante

Os diretórios do PV fecharam questão a respeito da formação da federação partidária com PT, PSB e PCdoB

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Os diretórios estaduais do Partido Verde (PV) anunciaram, nesta terça-feira (21), adesão à candidatura do ex-presidente Lula (PT), em 2022. A decisão “amplia o leque das forças progressistas e fortalece a luta democrática contra a tragédia que é o desgoverno Bolsonaro”, afirma Aloizio Mercadante (PT), presidente da Fundação Perseu Abramo.

O ex-ministro avalia que o apoio do PV reforça, ainda, “a pauta do enfrentamento da emergência climática e ambiental, temas fundamentais para todo o planeta e que são uma agenda prioritária das principais lideranças do mundo”.

“A Fundação Perseu Abramo e a Fundação Herbet Daniel já vinham trabalhando no desenho de políticas públicas e de estratégias inovadoras de desenvolvimento sustentável para o Brasil.  Essa decisão do PV vem em boa hora e é um importante passo na consolidação dessa parceria e no entendimento de que as forças democráticas precisam estar juntas e ao lado de Lula para derrotar os retrocessos civilizatórios da extrema direita”, completa Mercadante.

PV fecha questão sobre federação partidário com PT, PSB e PCdoB

Após reunião, na segunda (20), os diretórios do PV fecharam questão a respeito da formação da federação partidária com PT, PSB e PCdoB.

“A reunião da executiva federal dará o caráter oficial do apoio ao Lula. Na reunião de ontem (20), foi festejada a federação e, naturalmente, quem está se viabilizando como candidato desse campo é o Lula”, declara José Luiz Penna, presidente do PV, em entrevista à coluna Painel, na Folha de S.Paulo.

“É um sinal muito positivo, porque não é a candidatura do PT, é de uma frente democrática como a gente sempre idealizou. É um engano achar que essa eleição vai ser um passeio, uma coisa fácil. Temos que criar um contingente grande de partido para derrotar essa ameaça autoritária”, acrescenta Penna.

Randolfe e Eduardo Jorge articulavam acordo entre Rede e PV

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o ex-deputado federal Eduardo Jorge (PV) estavam articulando um acordo entre suas legendas para a formação de federação partidária, mecanismo aprovado recentemente pelo Congresso Nacional que permite a agremiações políticas a atuarem de forma conjunta durante a campanha eleitoral e os quatro anos de mandato no Executivo e Legislativo.

Tanto a Rede Sustentabilidade como o Partido Verde são legendas que têm entre suas principais pautas a questão ambiental. A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, por exemplo, foi filiada ao PV e é uma das fundadoras da Rede, partido ao qual é filiada até hoje.

Randolfe, por sua vez, era do PT, passou pelo PSOL e hoje atua pela Rede. Já Eduardo Jorge também foi petista e é filiado desde 2005 ao PV.