Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
28 de fevereiro de 2020, 12h22

“Queda” no desemprego aconteceu porque pessoas desistiram de procurar trabalho, diz IBGE

Inatividade de trabalhadores registrou aumento de 1,3% no trimestre até janeiro, com 873 mil pessoas. Por outro lado, índice mostra queda de 453 mil "desempregados"

Mutirão por emprego levou multidão para o Vale do Anhangabaú, em São Paulo (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Adriana Beringuy, afirmou na manhã desta sexta-feira que a leve oscilação negativa no índice de desemprego, que ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, se deu porque muitas pessoas desistiram de procurar trabalho nos meses de férias escolar.

“A inatividade foi decisiva para a redução da desocupação (desemprego) no período”, disse ela. Segundo dados do IBGE, o país tinha 11,913 milhões de desempregados no trimestre até janeiro, 453 mil a menos do que no trimestre móvel anterior (agosto a outubro).

A analista explicou que, no entanto, essa redução desemprego não ocorreu, contudo, pela geração de novos postos de trabalho, que somou apenas 97 mil vagas no trimestre móvel até janeiro. O que houve foi que menos pessoas estavam procurando emprego — pela metodologia do IBGE, que segue padrões internacionais, uma pessoa que não procura trabalho não é desempregada.

A população fora da força de trabalho (que não estava empregada e nem procurando emprego, com 14 anos ou mais de idade) registrou aumento de 1,3% no trimestre móvel até janeiro, com 873 mil pessoas indo para a inatividade. Esse contingente é um recorde para a pesquisa domiciliar de mercado de trabalho do IBGE, que foi iniciada no primeiro trimestre.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum