Renan: "Peço imediata convocação do Onyx para depor sobre crime de falsidade"

Relator da CPI, Renan quer a convocação de ministro de Bolsonaro que apresentou invoice (nota fiscal internacional) da compra da Covaxin como falsa nas redes sociais

Onyx Lorenzoni com as invoices da compra da Covaxin (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Após denunciar que o Ministério da Saúde está sabotando o envio de informações à CPI do Genocídio, o relator, Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que pedirá a convocação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, para esclarecer a suposta invoice (nota fiscal internacional) apresentada como falsa em live nas redes sociais após denúncia dos irmãos Miranda.

"Peço a imediata convocação do Onyx para que venha depor sobre o crime de falsidade, ao expor à nação um documento que sequer existe, falso. Portanto, a sua presença nessa comissão é importantíssima", disse Renan.

Vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que a convocação será votada na próxima sessão, na semana que vem.

Erro e corrupção
Em depoimento, William Santana, técnico que faz a consultoria de importação no Ministério da Saúde, afirmou que detectou erros na invoice (nota fiscal internacional) que podem ter barrado - ou, ao menos, retardado - o esquema de corrupção na compra da vacina Covaxin pelo governo Jair Bolsonaro.

Entre os erros, estava a previsão de pagamento adiantado, o que não era determinado no contrato.