Revista revela empresa em paraíso fiscal em nome da mãe de Aécio e Andrea Neves

A Domomedia Investment Holding, baseada em Luxemburgo, tem ativos que chegam perto de 4 milhões de reais

Andrea e Aécio Neves (Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

A mãe de Aécio e Andrea Neves, Inês Maria Neves Faria, que completará 82 anos no próximo dia 27 de fevereiro, é sócia dos filhos Aécio e Andrea Neves em empresas no Brasil. Além do elo com duas offshores já conhecidas pelos investigadores da Lava Jato, ela também é beneficiária no exterior de uma terceira empresa, a Domomedia Investment Holding, baseada em Luxemburgo, paraíso fiscal europeu cujos ativos chegam perto de 4 milhões de reais.

De acordo com reportagem da revista Piauí, ao contrário das outras duas offshores, sediadas em Liechtenstein e no Panamá, a Domomedia nunca apareceu nas apurações do Ministério Público Federal sobre Aécio, que vem sendo investigado por corrupção em um inquérito e responde a uma ação penal, também por corrupção.  

A Domomedia tampouco havia sido reconhecida por ele e seus familiares em um primeiro contato com a revista, realizado na última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, ocasião em que não responderam perguntas sobre a empresa e emitiram uma nota genérica. Mas, num vaivém de notas e manifestações até o dia 9, as versões da família mudaram.

A mãe de Aécio Neves é um dos 64 mil beneficiários de 140 mil empresas instaladas em Luxemburgo, reveladas pelo Le Monde e pelo OCCRP. Ao ter acesso a esse material, a piauí e o OCCRP descobriram que, entre os beneficiários, há pelo menos 358 brasileiros ou residentes no Brasil cujos ativos totalizam 112,6 bilhões de euros – ou 722,6 bilhões de reais, em valores corrigidos até fevereiro de 2020.

Leia a reportagem completa na Piauí