Roberto Jefferson ataca "ser abominável, o Xandão" em carta escrita em hospital

No texto, presidente do PTB, que oficializou convite para filiação de Jair Bolsonaro, repete alcunha para atacar Alexandre de Moraes e faz ameaças à "rebelião doméstica" dentro do partido

Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro (Divulgação/PTB)Créditos: Palácio do Planalto/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Preso por Alexandre de Moraes no dia 13 de agosto por fazer parte de uma "possível organização criminosa que busca desestabilizar as instituições republicanas", Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, voltou a atacar o ministro em carta escrita à mão no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde trata uma infecção urinária e se prepara para passar por uma cirurgia de cateterismo na próxima terça-feira (28).

Leia também: Roberto Jefferson é condenado a pagar R$ 50 mil a Alexandre de Moraes

No texto, divulgado neste sábado (26), Jefferson voltou a usar a mesma alcunha que usou para se referir a Alexandre de Moraes em vídeo gravado quando foi preso. Desta vez, o aliado de Jair Bolsonaro inclui o adjetivo "abominável".

"Estou confinado à prisão decretada e à prisão adquirida. Uma é fruto de atitude arbitrária e autocrática de um ser abominável, O Xandão. A outra é consequência do império das bactérias anaeróbicas que povoam nossas vísceras", relata, comparando a prisão à infecção urinária.

Na carta, Jefferson ainda faz ameaças para tentar amenizar uma disputa internado no PTB, que nesta semana oficializou o convite para filiação de Jair Bolsonaro, que busca uma sigla para a disputa eleitoral em 2022.

"Vejo numa rebelião doméstica pelo poder dentro do PTB. Há um pequeno grupo, que identifico, vozes mexicanas, paulistanas e alagoanas, tentando desestabilizar a Graci visando o meu lugar", relata, referindo-se à presidenta em exercício do partido Graciela Nievov.

"Preparei a Graciela Nievov desde de sua meninice para me substituir. Ela galgou desde a base, nos movimentos, jovens e da mulher as posições da hierarquia partidária. Ela é cristã, honrada, correta, leal e comprometida com o nosso ideário. Ela está pronta para maiores desafios. Saibam: Brigou com a Graci brigou comigo", ameaçou Jefferson aos membros do partido que comanda com mão de ferro.

Leia a íntegra

Reflexão de um preso político

Estou confinado à prisão decretada e à prisão adquirida.

Uma é fruto de atitude arbitrária e autocrática de um ser abominável, O Xandão. A outra é consequência do império das bactérias anaeróbicas que povoam nossas vísceras. Em comum entre as duas prisões são os mandantes; os mandantes originam, simbolicamente, do mesmo lugar um saco de excremento; saco de matéria sólida e fétida a ser excretada pelo organismo humano. Serão excretados.

Vejo numa rebelião doméstica pelo poder dentro do PTB. Há um pequeno grupo, que identifico, vozes mexicanas, paulistanas e alagoanas, tentando desestabilizar a Graci visando o meu lugar. Esquece o grupo de combinar “o jogo com os russos”. Aquela cadeira histórica é maior que a ambição do trio.

Do Samaritano tenho observado a movimentação. Ainda não será dessa vez que eu vou partir. Antes de encerrar a jornada limparei o partido dessas infestações. Tenham certeza. Política não é dinastia. Política não é coronelismo. Política não é esperteza.

Nossa legenda servirá o povo. Servirá pelo poder do amor. Não servirá pelo amor ao poder.

Preparei a Graciela Nievov desde de sua meninice para me substituir.

Ela galgou desde a base, nos movimentos, jovens e da mulher as posições da hierarquia partidária. Ela é cristã, honrada, correta, leal e comprometida com o nosso ideário. Ela está pronta para maiores desafios.

Saibam: Brigou com a Graci brigou comigo.

Enquanto eu estiver preso, desejo constituir uma comissão de veteranos, conselho consultivo, para protegê-la, com poderes para dissolver provisórias e expulsar murmuradores de nossa Graci: Gean Prates, Rodrigo Valadares, Marisa Lobo, Paulo Bengtson, Jefferson Alves, Mical Damasceno e Marcus Vinícius.

Aos leões e leoas petebistas informo que estou bem. Farei exames de imagem na segunda-feira. Terça-feira farei o cateterismo e quarta encerrarei o tratamento com antibióticos. Estou bem, agradecido aos meus irmãos a força que fizeram para que eu vir para o hospital.

Não há glória sem sofrimento.

É próxima a vitória.

Persistência, perseverança, insistência, teimosia. Vencemos pela obstinação.

O Senhor nos inspira e conduz.

Nossa Força e Vitoria é Jesus.

Roberto Jefferson