Rogério Carvalho detona Capitã Cloroquina e questiona: "Por que ela não se demitiu?"

"Nós, brasileiros, estamos largados à própria sorte", disse o senador durante a CPI do Genocídio

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) exibiu na CPI do Genocídio nesta terça-feira (25) um compilado de vídeos que mostram as contradições da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro – conhecida como “Capitã Cloroquina” -, durante depoimento prestado na comissão.

Vídeos sobre a visita a unidades de saúde, imunidade de rebanho, medicamentos e os Mais Médicos foram exibidos pelo senador, mostrando as contradições nas falas da depoente.

Na sequência, Carvalho questionou Pinheiro sobre a adesão ao isolamento social, ao uso de máscaras, às vacinas e à imunidade de rebanho. Ela disse ser favorável aos três primeiros e contra o último.

"Se a senhora é a favor do isolamento, é favor do uso de máscaras, é contra a imunidade de rebanho e a favor das vacinas... A população deve questionar por que ela não pediu demissão ainda?", indagou Carvalho. "Esse governo não faz prevenção e não tem efetividade em medidas não farmacológicas, não promove a saúde diante dessa doença grave e não protege a vida", completou.

"Nós, brasileiros, estamos largados à própria sorte. Todos do governo que vêm à CPI tem uma única função: blindar o presidente Jair Messias Bolsonaro na sua condução temerária da pandemia", disse ainda.

O senador, que é médico e já dirigiu a Secretaria de Saúde do Sergipe, ainda fez críticas duras ao uso de cloroquina e hidroxicloroquina, que não possuem eficácia comprovada contra a Covid-19. "

Durante seu depoimento, a secretária revelou que o presidente Jair Bolsonaro nunca defendeu isolamento e que só foi uma vez ao Ministério da Saúde na pandemia.