Sérgio Moro muda de ideia e diz agora que caixa 2 não é corrupção

Em 2017, o então juiz da Lava Jato declarou nos Estados Unidos que o caixa 2 era pior do que corrupção, mas, agora, como ministro da Jutiça, disse o contrário

Foto: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el
Sérgio Moro mudou de ideia. O ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro. Em reportagem publicada em 2017, o então juiz da Lava Jato, declarou em uma palestra para estudantes brasileiros na Universidade de Harvard, que o caixa 2 era pioro do que a corrupção. No entanto, nesta terça-feira (19), Moro disse o seguinte: “Caixa 2 não é corrupção. Existe o crime de corrupção e o crime de caixa 2. Os dois crimes são graves”, afirmou, durante breve coletiva, depois do anúncio do “fatiamento” dos projetos anticrimes do governo. [caption id="attachment_167173" align="alignnone" width="450"] Foto: Reprodução[/caption] “Houve reclamações por parte de agentes políticos de que o caixa 2 é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade corrupção, que crime organizado e crimes violentos. Então, acabamos optando por colocar a criminalização num projeto à parte que está sendo encaminhado neste momento. Foi o governo ouvindo as reclamações razoáveis dos parlamentares quanto a esse ponto e simplesmente adotando uma estratégia diferente. Mas os projetos serão apresentados ao mesmo tempo”, acrescentou. De acordo com informações de Breno Pires e Julia Lindner, de O Estado de S.Paulo. “Fortalecimento” Moro disse, ainda: “Existe o crime de corrupção, previsto no Código Penal, e o caixa 2 que é um crime que existe no código eleitoral e não está adequadamente tipificado. E o que o governo faz assumindo um compromisso na linha do fortalecimento institucional do Estado de direito é propor uma tipificação mais adequada do caixa 2”.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.