Servidores farão ato contra projeto de Doria que ataca funcionalismo público em SP

"O governador João Doria quer antecipar em São Paulo a reforma administrativa do Bolsonaro", denuncia a deputada Professora Bebel (PT), presidenta da Apeoesp, uma das entidades que organiza a manifestação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e sua base na Assembleia Legislativa do estado (Alesp), seguem os passos de Jair Bolsonaro e pretendem aprovar um projeto de reforma administrativa aos moldes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Trata-se do Projeto de Lei Complementar nº 26/2021 (PLC 26/2021), que entrará na pauta da Alesp nesta terça-feira (21).

A proposta prevê a alteração do regime jurídico do funcionalismo paulista. As mudanças devem afetar diretamente os servidores e o acesso aos serviços públicos.

Com o objetivo de pressionar os deputados estaduais a retirarem o projeto da pauta, entidades de servidores, lideradas pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), farão um ato político em frente à Alesp nesta terça-feira.

“Entre diversos pontos prejudiciais, o PLC acabará com a estabilidade, com os concursos públicos e com os direitos dos servidores. O que está em curso é a verdadeira destruição do funcionalismo público no Estado de São Paulo. Desta forma, poderá haver uma evasão de servidores, prejudicando a população”, afirma a deputada Professora Bebel (PT), que é presidenta da Apeoesp.

Bebel informou que já solicitou ao presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB0, que autorize a entrada do público na Casa para acompanhar a votação do projeto.

“O governador João Doria quer antecipar em São Paulo a reforma administrativa de Bolsonaro. Nós precisamos unir forças e mostrar a nossa indignação e descontentamento com esse ataque aos servidores públicos. No ato todos estarão de máscaras, respeitando as orientações das autoridades sanitárias na prevenção da covid-19”, pontua a petista.

O ato terá início às 15h na rua Abílio Soares, próximo à Avenida Pedro Álvares Cabral, na capital paulista.

Publicidade

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR