Suplicy aceita mediar prévias de todos os partidos progressistas para a prefeitura de São Paulo

A ideia voltou à tona após Jilmar Tatto dizer, em entrevista para o Fórum Café, que toparia disputar

Foto: Jefferson Rudy/Agencia Senado
Escrito en POLÍTICA el

O vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirma considerar positiva a ideia da realização de prévias amplas de todos os partidos do campo progressista para a prefeitura da capital paulista. A ideia voltou à tona após o pré-candidato a prefeito pelo PT, Jilmar Tatto, dizer que toparia disputar, ao ser perguntado pelo editor da Fórum, Renato Rovai, durante o programa Fórum Café, na última sexta-feira.

Suplicy disse, em entrevista exclusiva para a Fórum, na manhã deste sábado (29), que tem conversado com os pré-candidatos do PT sobre o assunto e que pode até vir a falar com Guilherme Boulos (PSOL) e Orlando Silva (PCdoB).

“Em 2019 eu já havia proposto que nós fizéssemos uma prévia entre os pré-candidatos, abrindo para os partidos progressistas, entre eles PSOL, PCdoB, PT, PSB, PDT e o PCO, mas na época, em uma reunião dos diretórios regionais, com mais de 200 pessoas, a ideia não passou”. Suplicy lembra que a ideia foi apoiada também pelo Carlos Zaratini, que era um dos pré-candidatos, mas foi rejeitada por Jilmar Tatto.

O vereador se mostrou entusiasmado com a volta da proposta e fez postagem na sua conta do Facebook. Até o momento desta reportagem, quase 450 pessoas se manifestaram na rede social do vereador, a grande maioria de maneira positiva.

https://www.facebook.com/eduardosuplicy/posts/3530427123730242?cft[0]=AZW0jYeiFICNSpgvkvo4Jg7Cel6iBKMze60-8hpgMblCL4DOMTh2ScvTpBSl1zWs1RwwHe9uoCKJh_PW_r_ZMy7pYy2dEnZp2kgQiBZIfMktIKSR4yh7K2lJi96ntLm5cNqHK7kHJ_lBbVSVDotTW9ova8sCE3_NpzM7FeDK8l16Zw&tn=%2CO%2CP-R

“Na minha proposta original, cada partido indicaria um, dois ou até três pré-candidatos e todos debateriam até que um dia se marcasse a prévia. Então, todos os filiados e simpatizantes participariam”, disse.

Suplicy considera muito difícil que a proposta venha a vingar, “mas eu acredito que da parte do PSOL, eu já conversei com o Boulos, em 2019, e ele achou interessante fazer isso. Acredito que ainda seja favorável”.

Ao final, Suplicy disse que pretende conversar com todos os pré-candidatos. “Já mandei mensagens pra todos os pré-candidatos do PT. Depois disso, pretendo falar com o Boulos. Do Orlando eu não tenho o telefone”, encerrou.