Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de julho de 2017, 10h23

Temer acaba com imagem da presidência da República

Pesquisa do Ibope, sobre confiança nas instituições em 2017, mostra que o presidente da República conseguiu ficar abaixo até da avaliação dos partidos políticos. Com política desvalorizada, melhora avaliação de igrejas e polícia

 

Por Redação*     Foto: JBatista/Agência Câmara

 

O presidente da República é a instituição menos confiável do Brasil, segundo o Índice de Confiança Social do Ibope, anunciado pelo blog de José Roberto de Toledo, do Estadão. Sob Temer, de 2016 para 2017, a confiança dos brasileiros no presidente caiu de 30 para 14, numa avaliação que vai de 0 a 100. E, pela primeira vez, ficou abaixo da avaliação dos partidos políticos.

O jornalista também destaca que o descrédito da política em geral está batendo todos os recordes. “De 2016 para 2017, a confiança média no conjunto das seis instituições políticas (governo federal, eleições, Congresso Nacional, partidos políticos, presidente e governos municipais) caiu 15%. Ao mesmo tempo, a confiança nas outras 14 instituições subiu, em média, 8%. Entre as mais confiáveis aparecem igrejas (subiram de 67 para 72), Polícia Federal (de 66 para 70), Forças Armadas (de 65 para 68) e meios de comunicação (de 57 para 61).”

Veja resultado (gráfico reprodução blog José Roberto de Toledo)

 

Com informações do blog de José Roberto de Toledo


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum