Fórum Educação
15 de outubro de 2018, 20h21

TSE manda retirar das redes sociais vídeo com fake news sobre Manuela D’Ávila

Material mentiroso e difamatório estava publicado na página pessoal de 38 usuários da rede social

Foto: Reprodução/TV Cultura

Sergio Banhos, ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, nesta segunda-feira (15), que o Facebook retire da página pessoal de 38 usuários um vídeo que contém informações falsas sobre Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata à vice-presidência na chapa de Fernando Haddad (PT). Com a iniciativa, de acordo com reportagem de André Richter, da Agência Brasil, a empresa terá 24 horas para cumprir a ordem judicial, depois de ser notificada.

A decisão do ministro foi motivada por pedido de remoção feito pelos advogados da Coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PCdoB/PROS). De acordo com a defesa, uma decisão anterior determinou a retirada dos vídeos, que foram considerados ofensivos a Manuela, mas o conteúdo continuou postado na rede social.

Ao recorrer ao TSE, a coligação alegou que foram divulgadas fake news, com difamações contra a candidata. Segundo os advogados, os perfis de usuários divulgaram “imagens que hipersexualizam crianças, sugerindo que a candidata incentivaria tais situações”.

Na mesma decisão, Sergio Banhos determinou que os usuários sejam identificados e incluídos no processo.

“Conforme registrei na decisão liminar anteriormente deferida, as afirmações inverídicas e injuriosas trazidas nas mídias impugnadas, pelas razões já endereçadas, autorizam a limitação à livre manifestação do pensamento, com remoção de conteúdo, uma vez que configura ofensa à honra e consubstancia agressão e ataque à candidata em sítio da internet”, afirmou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum