Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
31 de janeiro de 2020, 18h12

Vicente Santini: PT aciona Justiça e pede que ex-secretário pague por viagem em avião da FAB

O uso irregular de avião da FAB foi o motivo da demissão do ex-secretário

Bolsonaro e Vicente Santini, que utilizou avião da FAB para fins particulares (Divulgação)

A bancada do PT na Câmara apresentou nesta sexta-feira (31) uma ação popular na Justiça do Distrito Federal cobrando que o ex-secretário executivo da Casa Civil, José Vicente Santini, pague pelo viagem feita em jato da Força Aérea Brasileira (FAB) de Davos, na Suíça, para Nova Délhi, na Índia. O episódio gerou a exoneração de Santini do governo Bolsonaro.

O processo, movido pelo novo líder do PT na Câmara, Enio Verri (PT-PR) e pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) – que cumpre seu papel como líder do partido até 3 de fevereiro -, alega que Santini cometeu “ato ilegal e lesivo ao patrimônio público perpetrado pelo ex-servidor público, consistente na irregular utilização de aeronave da Força Aérea Brasileira – FAB, para fins particulares, com o único objetivo de obter vantagem pessoal, em prejuízo do erário”.

Eles ainda solicitam que a Justiça determine que Santini “promova o integral ressarcimento dos prejuízos causados ao patrimônio público” e que o Ministério Público Federal receba os autos sobre o caso para entrar com uma ação civil contra o ex-secretário por improbidade administrativa. Segundo informações preliminares da imprensa, o custo seria de R$ 700 mil.

“É lamentável a utilização de recursos públicos, em prejuízo da coletividade, para esse tipo de favorecimento, sobretudo, se envolve a pessoa de um Ministro de Estado. Com efeito, o Réu, ao fazer uso de maneira irregular e imoral de bem público, transmitiu aos seus subordinados, e a todos os servidores públicos, a idéia de que podem fazer o mesmo, numa clara manifestação de desprezo pelas regras mínimas de valorização da coisa pública”, diz ainda a ação.

Confira aqui a ação na íntegra


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum