Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de dezembro de 2019, 06h56

Vídeo: Lula diz que, “como na Alemanha nazista”, Bolsonaro quer destruir o Brasil começando pela cultura

"Cultura é vida, e o atual governo vive de promover a morte. Cultura é libertação, e o Bolsonaro é contra todas as formas de liberdade, inclusive de pensamento e de expressão", disse Lula em ato com artistas no Rio de Janeiro

Lula durante ato com artistas no Circo Voador (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula criticou duramente a política ideológica de Jair Bolsonaro na cultura e comparou a atuação do atual ao governo ao do ditador nazista Adolf Hitler na Alemanha durante evento com artistas no Circo Voador, no Rio, na noite desta quarta-feira (18).

“Como na Alemanha nazista, querem destruir o Brasil começando pela cultura”, disse, ressaltando que Bolsonaro promove uma “vingança” contra os artistas que promoveram a campanha “Ele não” durante as eleições de 2018.

“Cultura é vida, e o atual governo vive de promover a morte. Cultura é libertação, e o Bolsonaro é contra todas as formas de liberdade, inclusive de pensamento e de expressão”, afirmou, ao lado de Dilma Rousseff (PT), Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Marcelo Freixo (PSOL) e dos pais da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março do ano passado.

Lula afirmou que quer “restabelecer nossas relações com o PSOL, o PC do B e com grande parte do PDT”, convocando uma união do campo progressista, e pediu de forma bem humorada aos jornalistas presentes que não deturpassem suas palavras.

“Tem muito jornalista aí. A favor sei quem tem poucos. Vou fazer questão de ler para não deturparem cada palavra que eu falo. Se não daqui a pouco vão dizer que eu sou o pai do Leonardo DiCaprio”, disse referindo-se ao ator acusado por Bolsonaro de financiar ONGs para promover queimadas na Amazônia.

Leia o manifesto de Lula pela cultura na íntegra e assista ao vídeo do ato no Circo Voador

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum