Vídeo: Miriam Leitão dá aula de democracia em Eduardo Leite em debate da 3ª via

Durante encontro com os pré-candidatos do PSDB à presidência, a jornalista questionou o apoio do governador do Rio Grande do Sul a Bolsonaro, no segundo turno em 2018

Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

A jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo e da GloboNews, deu uma verdadeira aula para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sobre a importância da democracia. O fato ocorreu durante debate, promovido pelo Grupo Globo, nesta terça-feira (19), diante das prévias do PSDB.

Participaram do encontro os pré-candidatos tucanos à presidência. Além de Eduardo Leite, o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito e Manaus (AM), Arthur Virgílio.

Miriam questionou sobre o apoio de Leite a Jair Bolsonaro, no segundo turno da eleição presidencial em 2018.

“Todas as respostas que o senhor deu sobre o mesmo assunto, que é o apoio a Bolsonaro em 2018, o senhor argumentou o seguinte: o governo do PT tinha feito um desastre econômico. Concordo, escrevi sobre isso”, disse a jornalista.

“Mas acontece que um desastre econômico é muito menor em importância, em risco para o país, do que o desastre no ataque à democracia, que era óbvio no candidato que sempre fez apologia à ditadura”, prosseguiu.

“Então, o senhor colocou uma hierarquia e preferiu a questão econômica. Que risco nós temos que o senhor, de novo, julgue a conveniência política e apoie forças de extrema direita como fez em 2018?”, indagou Miriam.

Surpreso e constrangido, o governador do Rio Grande do Sul tentou se explicar:

“Acho importante a gente discutir ideologia, gestão, mas o povo não come gestão e ideologia não bota comida na mesa, não vai ser o que vai resolver os problemas reais da população. É muito fácil para nós que temos a vida mais ou menos resolvida ficar discutindo simplesmente a democracia e ignorar que milhões de pessoas deixam de comer por não ter emprego e não ter renda. Não estou defendendo que se ignore o trabalho da democracia. Bolsonaro ataca tudo que lhe possa contestar. É grave o que ele faz. Foi um erro. Não há hipótese de apoiar um governo Bolsonaro em 2022”, disse.

Hierarquia

Miriam não se contentou com a resposta de Leite e emendou “De novo o senhor colocou uma hierarquia e achou que crise econômica é mais importante do que democracia. Democracia, na minha visão, é o ponto inicial, a primeira trincheira. Depois disso, a gente constrói nosso projeto econômico. Assim eu entendo e assim ouvi de Mario Covas, de Montoro, pessoas que criaram seu partido”, rebateu.

https://twitter.com/AlencarBraga13/status/1450520713350238219