Viúva de Marielle, Monica Benicio será candidata a vereadora no Rio pelo PSOL

"Eu me senti quase com a responsabilidade de assumir esse lugar", afirma

Monica Benicio - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, anunciou sua candidatura a vereadora nas eleições de novembro. Ela concorre no Rio de Janeiro pelo PSOL, mesmo partido da ex-companheira. Anúncio vem dois anos e cinco meses após o assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes.

"Acho importante que essa percepção de legado de Marielle seja colocada como algo coletivo. A Marielle se torna símbolo de representatividade, de resistência e de esperança porque mulheres e a sociedade se aliaram às pautas dela", diz a arquiteta, em entrevista ao UOL.

Ela conta que não foi a decisão de se lançar pré-candidata não foi fácil, por conta do luto que enfrenta após o assassinato de Marielle. "Estou há dois anos e cinco meses num processo de luta, num luto muito duro, e pensava que não conseguiria avançar justamente por ficar o tempo inteiro revirando histórias e memórias", conta. "Mas fui conversando com algumas pessoas, e toda solidariedade veio me compondo. Eu me senti quase com a responsabilidade de assumir esse meu lugar", continua.

Ela afirma ainda que suas principais pautas como possível vereadora giram em torno de favela, direitos LGBTQI e das mulheres. "A gente precisa falar da favela como cidade. Da violência contra as mulheres, contra a população LGBTQI. Minha relação propositiva para a cidade vai além da minha vida acadêmica. Ela vem da minha experiência enquanto mulher favelada", afirma.