sábado, 26 set 2020
Publicidade

Weintraub pode ser convocado a explicar comparação entre Lula e Dilma à cocaína

O líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Orlando Silva (PCdoB-SP), apresentou nesta quinta-feira (27) requerimento para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja convocado a prestar esclarecimentos após ter comparado os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff à cocaína encontrada em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na terça a Guarda Civil Espanhola deteve um militar brasileiro no aeroporto de Sevilha. Integrante da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que iria até Osaka, no Japão, para a reunião do G-20, o militar foi flagrado transportando 39 quilos de cocaína em um avião da FAB.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Ao citar o caso no Twitter, o ministro não apenas relativizou a imensa gravidade do caso, mas também lançou injúrias contra os ex-presidentes. “No passado o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?”, escreveu despojadamente.

No pedido, Orlando afirma que a publicação fere o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. O congressista argumenta que o parlamento “não pode ignorar a gravidade dos atos e das declarações do ministro”, por considerar um “desrespeito a princípios basilares de comportamento de um gestor público”.

“O servidor no exercício da função pública deve se pautar pelo princípio da moralidade administrativa, que possui diferença da moral comum. No entanto, exige total respeito aos padrões éticos, decoro, boa-fé, honestidade, lealdade e probidade”, diz.

O requerimento de convocação pode ser apreciado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara nos próximos dias.

George Marques
George Marques
Jornalista e Relações Públicas pela Faculdade JK de Brasília. É também especialista em comunicação pública e comunicação política no legislativo, tendo já sido indicado ao Prêmio Comunique-se de Jornalismo Político. Já trabalhou na cobertura de política para o site The Intercept Brasil e Metrópoles. É colunista da Fórum.