Zambelli não aceita derrota e fala em outra PEC pelo voto impresso

Proposta de Bia Kicis foi rejeitada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira

Bolsonaro e Carla Zambelli (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) usou as redes sociais nesta terça-feira (10) para dizer que a base do presidente Jair Bolsonaro pode recorrer a uma outra Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para conseguir o tão sonhado voto impresso. A PEC da bolsonarista Bia Kicis foi derrotada na Câmara.

"Parabéns a quem pressionou. O placar mostra que muitos deputados mudaram para a favor da PEC. Ainda podemos aprovar o #Votodemocráticoauditável com uma PEC que está no Senado desde 2015. TODOS NA PAULISTA dia 7/9, às 14h!", tuitou a parlamentar.

Zambelli parece se referir à PEC 182, de 2007, da Reforma Política, para tentar resgatar o voto impresso. A proposta foi aprovada na Câmara em 2015 e levada ao Senado Federal. Entre os pontos aprovados na Câmara estava o voto impresso.

Conforme relata reportagem de Laryssa Borges, da Veja, e a ficha de tramitação da matéria no site da Câmara, a PEC foi fatiada na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado.

O texto aprovado acabou ficando sem o trecho que estabelecia o voto impresso.

PEC do voto impresso

Apesar de Zambelli comentar sobre a possibilidade, a manobra parece improvável e dependeria do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da CCJ do Senado.

A PEC do voto impresso (PEC 135/2019), de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), foi rejeitada na Câmara nesta terça. O projeto obteve apenas 229 votos favoráveis e ficou longe dos 308 necessários para garantir a aprovação.

https://twitter.com/CarlaZambelli38/status/1425260777481584643