Livro Marxismo e América Latina: Lutas Políticas e Novos Processos Constituintes

Saiba mais sobre o livro organizado pelo colunista da Fórum, Daniel Valença, pela professora da Universidade Estadual de Goiás Rayane Andrade e pelo advogado popular Ronaldo Maia, todos membros do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina-Gedic/UFERSA

O marxismo se prolifera na América Latina especialmente a partir da década de 1920, sob a influência da primeira revolução proletária vitoriosa, a Revolução Russa, bem como em contexto marcado pela 1° Guerra Mundial, ascensão do fascismo e do nazismo.

Desde então, de maneira decisiva ou secundária, a teoria e a ação política de inspiração marxista são indissociáveis da luta política na região.

Como último episódio dessa saga, no século XXI, vários partidos de esquerda e centro-esquerda ascenderam aos seus respectivos governos nacionais, bem como uma série de golpes de Estado aconteceram na maioria de tais processos.

Neste livro, organizado por mim, pela professora da Universidade Estadual de Goiás Rayane Andrade e pelo advogado popular Ronaldo Maia, todos membros do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina-Gedic/UFERSA, docentes, discentes de graduação e pós-graduação e publicado pela editora Lumen Juris, aborda-se a formação social latino-americana e processos de resistência da classe trabalhadora no século XXI.

São capítulos que apresentam ao leitor e leitora olhares desde uma perspectiva marxista, e que alcançam debates como a dependência, o papel do marxismo na região, a questão agrária, indígenas e mulheres, passando pela análise das mudanças jurídicas e políticas ocorridas recentemente na região.

O lançamento virtual ocorrerá online, a partir das 10h00 no dia 13.06 na página do Facebook “GEDIC” e retransmitida pelo YouTube no canal “Daniel Valença”.

Avatar de Daniel Valença

Daniel Valença

Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UFERSA, doutor em Direito pela UFPB, coordenador do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina (Gedic). Vice-presidente do PT/RN.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR