Lula, inflação e privatização dos Correios batem voto impresso e desfile de Bolsonaro nas redes

Levantamento do site Essa Tal Rede Social, de Pedro Barciela, mostra dificuldade do presidente em pautar o debate nacional

Lula na TVT (Reprodução)
Escrito en REDES SOCIAIS el

De acordo com o site Essa Tal Rede Social, de Pedro Barciela, analista de redes sociais da Universidade Federal de São Carlos, o desfile militar do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) contou com um “cluster” de apenas 22% nas redes. Por outro lado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se destacou ao enfatizar a inflação e alertando para, segundo ele, a ‘briga desnecessária’ proposta por Bolsonaro.

O gráfico (veja no tuíte abaixo) mostra ainda, no campo lilás, internautas que enfatizam a retirada de direitos do Jovem Aprendiz e ironizam o voto impresso. “O engajamento de clusters para além da polarização reforça a dificuldade que o bolsonarismo terá, cada vez mais, para pautar o debate como um todo”, alerta o analista.

Barciela lembra ainda que tem gente falando sobre voto impresso e a “tanqueciata”, mas não são maioria. “Cada vez mais diversos outros clusters alertam para temas específicos, como privatização dos Correios, retiradas de direitos e aumento no custo de vida”.

No encerramento, o analista diz que “a urna e o voto impresso não são pautas nacionais, a fome e a inflação sim. Lula sabe disso. A população cada vez mais sente isso. E o bolsonarismo vai fazer o possível e impossível para fugir dessa pauta”.

https://twitter.com/Pedro_Barciela/status/1425161005127147521