Alexandre Garcia mente sobre frase de Voltaire para defender Trump e leva invertida no Twitter

Ex-apresentador da Globo, Alexandre Garcia usou frase falsamente atribuída ao filósofo francês para protestar contra o cancelamento da conta de Trump pelo Twitter

Bolsonaro e Alexandre Garcia (Reprodução)Créditos: Instagram
Escrito en REDES SOCIAIS el

Ícone de bolsonaristas quando o assunto é jornalismo, o ex-apresentador da Globo, Alexandre Garcia, tomou uma invertida nas redes sociais ao mentir para defender Donald Trump, presidente dos EUA, que foi banido do Twitter após incitar apoiadores a invadir o Capitólio, ação que resultou em cinco mortes.

No tuite, Garcia atribui ao filósofo iluminista francês Voltaire uma frase que já é reconhecida por não ter sido dita por ele e tomou uma invertida do advogado Augusto Arruda Botelho.

“'Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la.' - Voltaire, atualíssimo. Democratas abominam a censura. Totalitários aplaudem a censura contra seus adversários", escreveu Garcia na rede, recebendo resposta sucinta do advogado: "Voltaire nunca disse isso, Alexandre".

https://twitter.com/augustodeAB/status/1347961626281054213

A frase citada pelo jornalista é, na verdade, da escritora inglesa Evelyn Beatrice Hall, que sob pseudônimo de Stephen G. Tallentyre teria criado a sentença e atribuída falsamente ao filósofo francês na biografia The Friends of Voltaire, de 1906.