Fogaça lança teoria da conspiração sobre Covid-19, é criticado e responde com ataques nas redes

Chef questionou se China teria espalhado coronavírus propositadamente, para dominar economia mundial; postagens associadas ao jurado do Masterchef circularam nas redes

O chef Henrique Fogaça em vídeo no Instagram (Foto Reprodução Twitter)
Escrito en REDES SOCIAIS el

O chef de cozinha Henrique Fogaça, jurado do programa MasterChef, da Band, publicou um vídeo em seu Instagram perguntando se seus seguidores achavam que a China teria espalhado o coronavírus pelo mundo “propositalmente”.

No vídeo, ele lança a teoria da conspiração defendida desde o início da pandemia especialmente por militantes de direita. “O que vocês acham, foi acidental, que eles foram perceber depois de um tempo só, que havia 1 milhão de pessoas rodando o mundo e a doença já se instalando e rodando... Ou você acha que foi proposital para simplesmente dominar o mercado econômico do mundo começando por Estados Unidos e automaticamente refletindo para todo o mundo”, disse o chef. “Então qual sua opinião verdadeira: foi acidental ou proposital? Fala aí, pode escrever aqui embaixo, que é um tema bem pertinente na minha mente. Obrigado”, completou.

Usuários de redes sociais disseram que ele estava propagando “fake news” com as insinuações. O chef, então, teria disparado ofensas, como “Fala vaca, quer grama, tem um monte aí”, ou “Feia que nem o cão, deus é mais”, ou ainda “Fala troxa cego... abre ozóio”.

Prints com essas respostas associadas ao chef estão circulando nas redes e geraram revolta. Por isso, Fogaça chegou a ser um dos temas mais comentados do Twitter nesta quarta-feira (13). Ele teria apagado as respostas.

O vídeo não está mais no perfil dele, mas William de Lucca, suplente de vereador pelo PT em São Paulo, o republicou em seu Twitter, assim como os prints das respostas associadas ao chef.

https://twitter.com/i/status/1349403276459048964