quinta-feira, 1 out 2020
Publicidade

Paola Carosella diz que foi “cancelada” no Twitter por dizer que comida processada gera obesidade e faz mal

A chef Paola Carosella afirmou que teria sido “cancelada” por internautas após se envolver em uma polêmica sobre alimentação saudável no Twitter. Na última quinta-feira (23), a chef criticou o nugget impresso em 3D lançado pela rede estadunidense KFC e comentou sobre a relação entre comidas processadas e obesidade.

Paola criticou o que estava sendo chamado de “comida do futuro” e disse que “o futuro vai ter gosto de papelão molhado em cloroquina radioactiva”.

A jurada do programa Master Chef, então, passou a ser criticada por internautas, que consideraram a colocação superficial e defenderam que o alimento não tinha origem animal e esse seria um ponto positivo.

A um dos comentários, Paola respondeu: “Já tentou agroecologia? Comida de verdade? Feita por pessoas? Agricultura local? Comida que respeita a cultura? Comida que respeita biomas? Que respeita pessoas? Que não produz miséria? Aquela saudável, que não nos deixa obesos, hipertensos”.

Alguns internautas viram gordofobia na colocação da chef, ao relacionar a obesidade a uma alimentação não saudável. A nutricionista Fernanda Imamura passou a responder as publicações: “Adoro seu trabalho, mas falar sobre obesidade e não ter o cuidado de entender o estigma do peso pode ser bem complicado. Quando falamos em estigma do peso tbm estamos falando sobre questões de saúde”.

Paola rebateu e relacionou a obesidade a um um problema de saúde pública, comentando sobre posicionamentos da ONU e afirmando que não estava tratando de padrões de beleza.

Fernanda criticou o discurso adotado por Paola em sua conta pessoal, dizendo que “a busca pela ‘comida de verdade’ se tornou praticamente a nova dieta da moda, porque tem o mesmo objetivo: combater a obesidade”.

Paola afirmou que suas colocações estavam sendo distorcidas e que em nenhum momento havia falado em combater a obesidade, mas que defendia uma alimentação mais sustentável.

Após algumas outras postagens e discussões, a chef publicou, na manhã desta sexta (24), que acreditava ter sido “cancelada”, recebendo comentários em sua defesa e outras críticas.

Gabriella Sales
Gabriella Sales
Estudante de Jornalismo na ECA-USP e estagiária da Fórum.