VARÍOLA DO MACACO

Varíola dos macacos: Primeiro caso do Brasil é confirmado em São Paulo

Segundo o Ministério da Saúde, há sete casos suspeitos em todo o país

Imagem de microscópio do vírus da varíola dos macacos.Créditos: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC
Escrito en SAÚDE el

O primeiro caso de varíola de macacos (orthopoxvirus) foi identificado no Brasil nesta quarta-feira (8), no Hospital Emílio Ribas, na cidade de São Paulo. O paciente em questão é um homem de 41 anos que viajou à Espanha.

A confirmação surge em meio à alta proliferação da doença no mundo, em especial no continente europeu. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) já foram confirmados mais de mil casos em 29 países não endêmicos - fora do continente africano.

Além do paciente que veio da Espanha, o Estado de São Paulo monitora uma mulher de 26 anos que não tem histórico de viagem recente. Segundo o Ministério da Saúde, há sete casos suspeitos em todo o país, em Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é considerada uma doença rara. De origem tropical, ela é provocada por um vírus do tipo orthopoxvirus, patógeno próximo ao da varíola humana, uma doença erradicada oficialmente desde 1980 e que assombrou os cinco continentes da Terra por séculos.

A primeira vacina desenvolvida pela ciência com grande eficácia foi a da varíola humana e sua primeira versão remonta ao século XVIII, em 1796. Nos séculos seguintes o imunizante se desenvolveu muito e passou a ser aplicado em todo o mundo, fazendo com que chegássemos à erradicação da grave doença há pouco mais de 40 anos. Àquela altura, a varíola dos macacos já era conhecida pelos cientistas e já se sabia que o imunizante contra a variante humana também protegia quase que na mesma medida contaminações pela forma do macaco.

Ainda não está claro para as agências de saúde e controle de doenças como se dá a transmissão, há duas principais hipóteses: por relações sexuais e por meio de aberturas/feridas no corpo. Autoridades sanitárias da Grã-Bretanha reiteraram as suspeitas de que as infecções pela varíola do macaco estariam ocorrendo por via sexual, aconselhando a todos que redobrem os cuidados em suas relações e que usem sempre preservativos.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a transmissão pode se dar: 

- Gotículas do vírus 

- Contato direto com lesões ou fluídos corporais de uma pessoa infectada 

- Contato indireto por meio de roupas ou lençóis contaminados 

Sintomas da varíola dos macacos

Segundo o CDC o tempo de incubação (da infecção até os sintomas) varia de 7 a 14 dias, mas pode variar de 4 a 21 dias 

Os primeiros sintomas são: 

- Febre

- Dor de cabeça

- Dores musculares

- Dor nas costas

- Linfonodos inchados

- Arrepios 

- Exaustão 

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo. As lesões progridem a partir dos seguintes estágios: 

- Máculas (mancha na pele acompanhada de lesão)

- Pápulas (lesões na pele que podem ser roxa ou marrom)

- Vesículas 

- Pústulas (bolas com pus que aparecem na pele)

- Crostas