BENEFÍCIOS

Jogar xadrez: confira 7 razões e benefícios

Saiba quais são os benefícios de jogar xadrez, conheça mais sobre o jogo e veja como a modalidade do tabuleiro pode te ajudar

Imagem de pessoas jogando xadrez. Uma delas pega uma peça preta, movimentando, enquanto o outro jogador aguarda..Os benefícios de jogar xadrez são diversos e podem enriquecer a saúdeCréditos: Fabio Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en SAÚDE el

Estudos científicos revelam os inúmeros benefícios de jogar xadrez, inclusive com aumento do Quociente de Inteligência (QI), medida que expressa a capacidade intelectual de uma pessoa, com base em critérios de referências e comparações. Além disso, ajuda a adquirir maior capacidade de resolução de problemas, além de melhorar a capacidade de leitura.

Nesse artigo, vamos entender quais são os benefícios do jogo de xadrez para a saúde, além das regras e peças do jogoexplicando também onde disputar partidas de xadrez online.

Pesquisas desenvolvidas pelas universidades de Girona e Lérida, na Espanha, concluíram que crianças nas quais o xadrez é utilizado como ferramenta educacional melhoram sua inteligência. O progresso no desempenho acadêmico se destaca, inclusive, em matemática e compreensão de leitura.

Um trabalho da Universidade de La Laguna (Tenerife), também na Espanha, elaborado em 2012, já assegurava que as crianças que jogam xadrez, além da inteligência cognitiva, melhoram a inteligência emocional.

Confira sete benefícios de se jogar xadrez

Especialistas destacam as habilidades que se pode adquirir com a prática do jogo e como auxilia na vida das pessoas, mostrando que essa prática está associada a diversos benefícios.

1- Melhora o raciocínio matemático.

 

Ainda conforme conclusões de estudos, a prática frequente de jogar xadrez melhora, significativamente, o raciocínio matemático. Especialistas da Universidade de Trier, na Alemanha, pesquisaram dois grupos de crianças de 9 anos de escolas primárias de duas regiões, durante quatro anos.

O Grupo A recebeu três horas semanais de matemática; e o B, dois de matemática e um de xadrez. A investigação mostrou que o segundo grupo, apesar de ter uma hora a menos de aula, dobrou em média suas notas em matemática e leitura em relação ao primeiro.

 

Esses resultados ressaltam o impacto positivo que a introdução do xadrez pode ter no desenvolvimento cognitivo das crianças. A interação com o jogo não apenas oferece entretenimento, mas também fomenta a capacidade de análise, o pensamento estratégico e a resolução de problemas.

A relação observada entre o aumento das notas em matemática e leitura no Grupo B sugere que o xadrez pode funcionar como um complemento valioso para o currículo escolar.

Ao estimular áreas do cérebro relacionadas à lógica e ao raciocínio, essa prática pode gerar efeitos benéficos de longo prazo não apenas no desempenho acadêmico, mas também no desenvolvimento global das habilidades mentais das crianças. Portanto, a incorporação do xadrez como ferramenta educacional merece uma consideração mais ampla e uma pesquisa contínua sobre seus benefícios potenciais.

2- Ajuda a prevenir o Alzheimer.

Estudos indicaram que a prática do xadrez diminui o risco de sofrer com o mal de Alzheimer. As pessoas com mais de 75 anos que mantêm o hábito de jogar xadrez têm menos probabilidade de adquirir a doença. O cérebro precisa se exercitar e o xadrez ajuda a regenerar as conexões interneuronais.

O xadrez é um jogo que exige que os jogadores pensem à frente e planejem seus movimentos com antecedência. Isso ajuda a desenvolver o raciocínio e pode ser benéfico para pessoas com Alzheimer.

3- Fortalece a capacidade de resolver problemas.

Uma das habilidades adquiridas com o xadrez é a capacidade de resolver problemas. A prática sempre coloca o jogador frente a novos obstáculos que devem ser ultrapassados. Por isso, a mente precisa estar a todo momento trabalhando em busca de soluções.

O jogo de xadrez é caracterizado pela necessidade de avaliar constantemente diferentes opções e considerar as consequências de cada movimento. Isso envolve a análise cuidadosa das possibilidades disponíveis, a antecipação das jogadas do oponente e a seleção da melhor abordagem estratégica. Essa prática contínua de avaliação e seleção de movimentos ajuda a aprimorar as habilidades de tomada de decisão em situações mais amplas da vida.

4-Maior capacidade de leitura.

Estudo recente apontou que um grupo de alunos que estava em um programa de xadrez melhorou suas habilidades de leitura, em relação a seus colegas que não estavam jogando. A investigação concluiu que as diferenças entre os dois grupos eram significativas.

Além disso, o xadrez pode melhorar a capacidade de resolução de problemas e a concentração, o que pode ser benéfico para a leitura. O xadrez também pode ajudar a desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, o que pode ser útil para a compreensão de textos.

5- Aumenta a imaginação e a criatividade.

Um estudo conduzido pelo cientista Robert Ferguson descobriu que as pessoas que jogam xadrez de forma consistente melhoram significativamente sua criatividade e imaginação. Além disso, na prática desta disciplina são utilizados ambos os hemisférios do cérebro.

A pesquisa utilizou dados de estudantes de Zâmbia que foram incentivados a usar o xadrez durante as aulas e que, depois disso, obtiveram melhor desempenho em aulas de arte e literatura, além de melhora no raciocínio lógico.

6- Melhora a concentração.

Inúmeras pesquisas apontaram que a prática do xadrez acentua a capacidade de concentração. Alguns trabalhos mostraram, inclusive, que nas escolas os alunos que praticam essa disciplina mantêm um grau de concentração que lhes permite tirar melhores notas.

7- Ajuda as pessoas a entender as consequências de suas ações.

Outro estudo realizado em crianças constatou que jogar xadrez ajuda a aceitar as regras e, em função das decisões tomadas durante as partidas, a entender as consequências de seus atos.

Como jogar xadrez: regras do jogo

O xadrez é um jogo de tabuleiro estratégico jogado entre dois jogadores. O objetivo é dar xeque-mate ao rei do oponente, o que significa que o rei está sob ameaça de captura e não pode escapar dessa ameaça.

O xadrez é comumente jogado entre dois oponentes, que movem uma peça por jogada. Para avançar no xadrez, existem diferentes estratégias e peças.

O tabuleiro é um quadrado composto por 64 casas, alternando entre cores claras (brancas) e escuras (pretas). Sempre quem começa a partida são as peças brancas. Você pode capturar as peças do seu ponente caso elas estejam no caminho (mas não no destino final) dos movimentos possíveis de suas jogadas.

O jogo termina com xeque-mate, vitória por tempo, empate por acordo mútuo, empate por repetição de posições ou empate por falta de material suficiente para dar xeque-mate.

Peças do jogo de xadrez

Para conseguir entender plenamente as regras do jogo de xadrez, é essencial compreender quais são os movimentos possíveis para cada peça do tabuleiro.

Peões 

Os peões movem-se para frente uma casa, sempre, mas capturam peças inimigas diagonais em um único movimento. No primeiro movimento, um peão pode avançar duas casas. Quando um peão chega na última linha do oponente, ele pode se tornar qualquer outra peça especial, exceto o rei.

Torre

A Torre pode se mover em linhas retas (na horizontal ou na vertical) por qualquer número de casas. Ela também pode ser trocada de posição com o Rei, no chamado "roque").

Cavalo

Os cavalos se movem em L nas mais diferentes direções.

Bispo

Os bispos se movem nas diagonais do tabuleiro, sem limitação de casas, e são considerados importantes em aberturas como o 'Gambito da Rainha'.

Rei

O rei pode mover-se para uma casa em todas as direções, desde que não fique em posição de xeque.

Rainha

A rainha é a peça mais poderosa do jogo, podendo se movimentar na diagonal, na horizontal e na vertical sem limitação de casas.

Jogar xadrez online: onde jogar

O site Chess.com emergiu como o principal e mais abrangente site para jogar xadrez, ganhando a confiança e popularidade de jogadores de todas as habilidades ao redor do mundo. Além de permitir jogos online, diferentes estratégias de jogo e treinamentos com computadores, ele é considerado o principal site para jogar xadrez online.

O site permite que você participe de partidas rápidas, partidas clássicas e torneios em diferentes formatos. Isso significa que você pode escolher jogos de xadrez mais curtos para momentos de disponibilidade limitada ou jogos mais longos quando deseja uma partida mais estratégica e profunda.

Conclusão

 

Em resumo, o xadrez é muito mais do que um simples jogo de tabuleiro; é uma ferramenta valiosa para aprimorar habilidades cognitivas e emocionais, proporcionando uma série de benefícios que vão desde o aumento do Quociente de Inteligência (QI) até o fortalecimento da concentração e da resolução de problemas.

Através de pesquisas conduzidas por diversas universidades ao redor do mundo, foi demonstrado que o xadrez não apenas melhora o raciocínio matemático e a capacidade de leitura, mas também previne o Alzheimer, estimula a criatividade e a imaginação, e ensina a compreender as consequências das ações.

Também esperamos que, ao ler as regras, você tenha se interessado por conhecer mais sobre o jogo de xadrez e onde praticá-lo online.

Esses estudos validam o xadrez não somente como uma atividade de lazer, mas também como uma ferramenta educacional poderosa. Com isso, o xadrez se firma como uma atividade que transcende os limites do tabuleiro, enriquecendo mentes e promovendo o desenvolvimento holístico de indivíduos de todas as idades.