SAIBA MAIS

Há vários benefícios em tomar banho gelado; veja quais são

Especialistas avaliam que tomar banho frio faz bem para a saúde

A água fria ativa partes do cérebro.Créditos: Armin Rimoldi/Pexels
Escrito en SAÚDE el

Banho gelado é considerado um sacrifício por grande parte das pessoas, mas especialistas observam que ele traz muitos benefícios para a nossa saúde e bem-estar emocional.

Confira alguns desses benefícios.

1- Alivia o estresse

Segundo a especialista em desenvolvimento humano e pessoal Gisele Hedler, a exposição à água fria ativa partes do cérebro que ajudam a lidar com a dor, além de promover o bem-estar geral. Em suas palavras, “a exposição ao frio estimula o órgão, melhorando o humor e auxiliando na adaptação aos estressores da vida”.

A profissional revelou que a prática vem desde os primórdios e disse que é como se o frio fosse um gatilho para que o corpo executasse funções essenciais.”O sistema simpático nervoso acionado em situações de perigo ou durante um exercício físico não é totalmente involuntário, como se acreditava até pouco tempo atrás", acrescenta.

2- Melhora o humor

Tomar banhos frios pode funcionar como uma forma de terapia de choque suave. Quando exposto ao frio, o cérebro libera endorfinas, conhecidas como hormônios da felicidade, que causam uma sensação de bem-estar. Um estudo realizado em 2008 mostrou que tomar banhos frios por até 5 minutos, duas vezes ao dia, até três vezes por semana, pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão quando usado como parte de um tratamento mais amplo.

3- Ajuda a dormir e dá energia

Enquanto um banho frio pode ser estimulante, ele também pode ajudar a relaxar antes de dormir. Isso ocorre porque a temperatura do corpo desempenha um papel importante na qualidade do sono. À noite, o corpo naturalmente diminui sua temperatura para facilitar o sono. Portanto, tomar um banho quente antes de dormir pode aumentar a temperatura do corpo e interferir nesse processo. Nesse caso, um banho frio é a melhor opção.

4- Sistema circulatório fica mais eficiente

Um dos principais benefícios do banho frio é a melhora da circulação sanguínea. Quando a água fria atinge os braços e pernas, os vasos sanguíneos se contraem, direcionando o sangue para os órgãos centrais para equilibrar a temperatura. Isso é o oposto do que acontece durante um banho quente. Para pessoas com hipertensão, esse efeito da baixa temperatura no sistema circulatório pode ser muito benéfico. Além disso, o banho frio também pode ajudar a reduzir inflamações e prevenir doenças cardiovasculares.

5- Sensação de menos dores

A vasoconstrição causada pelo frio pode reduzir inchaços e dores musculares. Vários estudos mostram que a aplicação de água fria pode ter efeitos anestésicos em áreas doloridas do corpo. Além disso, ele também pode acelerar a condução de sinais nervosos, ajudando a diminuir os sinais de dor enviados ao cérebro e, consequentemente, reduzindo a percepção da dor. Atletas frequentemente usam banhos frios (e até mesmo imersão em banheiras de gelo) para aliviar dores e obter efeitos anti-inflamatórios.

6- Ajuda a emagrecer 

"Fazer uma atividade de alta intensidade, e depois tomar um banho gelado e, além disso lançar mão de um suplemento à base de resveratrol e cúrcuma, acompanhado de uma xícara de chá verde, é excelente para quem quer perder peso", afirma o especialista em nutrição clínica funcional Marcelo Guedes.

Tomar banhos frios pode aumentar a produção de um hormônio chamado irisina, que é liberado durante exercícios intensos. Esse hormônio ajuda a converter tecido adiposo branco em marrom, um processo conhecido como “browning”. Isso pode aumentar a termogênese e o gasto calórico, auxiliando na perda de peso, no controle da obesidade e, indiretamente, na síndrome metabólica e na redução da gordura no fígado. 

7- Imunidade fortalecida

Quando a água fria entra em contato com nossa corrente sanguínea, ela estimula a produção de leucócitos, células responsáveis pela defesa do organismo. Isso significa que nosso corpo fica mais preparado para combater doenças como viroses e resfriados. 

Um estudo realizado na Holanda mostrou que pessoas que tomavam banhos frios faltavam menos ao trabalho por ficarem menos doentes. 

8- Bom para o cabelo e a pele

Para pessoas com dermatite ou pele propensa a coceiras, a água fria pode ajudar a aliviar a sensação. Além disso, ela também evita a perda da oleosidade natural que protege a pele (nesse caso, é ainda melhor usar sabonete neutro apenas nas partes íntimas) e fecha as cutículas dos fios de cabelo. O resultado é uma pele e cabelos mais brilhantes, com aquele “glow” de saúde que tendemos a perder com a idade.

*Com informações de VivaBem, da UOL e Terra