SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Comer chocolate faz bem e você pode ter benefícios com isso; entenda

No Dia Mundial de Chocolate: descubra como o alimento pode ajudar o seu corpo

Chocolate.Chocolates amargos devem ser preferência diante do ao leite e do branco, segundo especialistas.Créditos: Reprodução
Escrito en SAÚDE el

No dia 7 de julho se comemora o Dia Mundial do Cacau, para homenagear as propriedades e benefícios do fruto usado como matéria prima do chocolate. A iniciativa foi introduzida em 2010 pela Organização Internacional de Produtores de Cacau (ICCO) e a Academia Francesa de Mestres Chocolateiros e Confeiteiros. 

A veneração ao cacau não é recente. As culturas dos povos astecas cultuavam o "xocolatl", uma bebida à base de cacau que estimulava o sistema nervoso, aumentava o peso e tinha substâncias afrodisíacas, de acordo com a revista mexicana La Ciencia y el Hombre, da Universidad Veracruzana.

Os especialistas recomendam o consumo moderado de chocolate com a alimentação balanceada, além de aconselharem a preferência por aqueles com 70% de cacau ou mais. Os motivos da escolha são obter maiores benefícios adquiridos do cacau e evitar o excesso de açúcar e gorduras saturadas presentes nos chocolates ao leite produzidos em larga escala.

Os benefícios

Um artigo publicado pela Escola de Saúde Pública de Harvard revelou que o consumo de quantidades corretas do chocolate, alimento produzido a partir do cacau, pode reduzir o risco de morte por uma série de doenças. Isso ocorre devido ao rico teor de flavonóides do fruto, pigmentos naturais com características antioxidantes, antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias.

Entre os benefícios no consumo de chocolate, está o atraso nos sintomas de deterioração das funções cognitivas, por exemplo. Perda de memória, doença de Alzheimer e armazenamento de informações são alguns desses sintomas em que o extrato de cacau beneficia.

O produto do cacau também ajuda em reduzir os níveis de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), o "coleterol ruim", que se deposita nas paredes arteriais. Assim, o chocolate melhora a pressão arterial e diminui os riscos de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC).

Outro ponto positivo no consumo do fruto e seus derivados é a disponibilidade de oxigênio nos exercícios físicos, que podem melhorar o rendimento da pessoa. O chocolate com alto teor de cacau é abundante em flavonóides que aumentam a quantidade de ácido nítrico, o que reduz a exigência de oxigênio nos músculos.

O chocolate também colabora na redução da resistência à insulina. A resistência das células do corpo aos hormônios da insulina pode causar taxa elevada de glicose no sangue, o que resulta em pré-diabetes e diabetes tipo 2.