AGROTÓXICOS

Veneno nos alimentos: 10 documentários para entender como os agrotóxicos afetam sua saúde

Produções audiovisuais brasileiras e internacionais alertam para o consumo de substâncias tóxicas nos alimentos; confira a lista preparada pela Fórum

Capas dos filmes e documentários.Créditos: Divulgação
Escrito en SAÚDE el

Enquanto o lobby dos agrotóxicos fala mais alto no mercado, milhares de brasileiros estão expostos aos futuros efeitos de diferentes substâncias tóxicas em alimentos do dia a dia. Nas últimas semanas, a Fórum produziu várias reportagens acerca dos riscos acarretados pelo uso de agrotóxicos no Brasil, entre eles o Glifosato, herbicida cancerígeno da Bayer, a contaminação do leite materno, a alta taxa de consumo dessas substâncias pela população, entre outros.

Alguns filmes e documentários nacionais e internacionais têm desempenhado um papel fundamental em alertar o público sobre os impactos ambientais, sociais e de saúde associados ao uso e consumo dessas substâncias na agricultura. As produções audiovisuais oferecem uma perspectiva abrangente e chocante sobre as práticas agrícolas modernas e os desafios enfrentados por comunidades afetadas, situação muitas vezes invisibilizada pela grande mídia. Abaixo, listamos algumas delas, confira:

1 - "Antes do Prato", de Carol Quintanilha

O filme, lançado pela Greenpeace Brasil em outubro de 2023, destaca a importância da agricultura familiar e da alimentação saudável, destacando como é preciso eliminar os agrotóxicos. Com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que respaldou a exibição do documentário, a produção retrata quatro experiências em agroecologia, compartilhando as vivências daqueles que desempenham papéis centrais na produção e acesso a alimentos saudáveis, pautados pela sustentabilidade.

Produzido durante a pandemia de covid-19 nas áreas de São Paulo, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, o filme documentou os saberes, as práticas e o estilo de vida de pessoas e comunidades comprometidas com um modelo de produção socialmente equitativo, destacando a importância dos alimentos orgânicos no enfrentamento da fome, da insegurança alimentar e na preservação ambiental.

Assista ao trailer:

2 - "Nem Pop, Nem Top", pela UFPR  

"Nem Pop, Nem Top – Um Drama de Saúde Pública no Centro do Agronegócio" explora a íntima ligação dos agricultores com pesticidas, independentemente de sua legalidade, utilizados em grande escala em uma das regiões mais produtivas do país na produção de grãos, o Sudoeste do Paraná.

Diante de uma automação em ascensão e da aplicação anônima desses agentes tóxicos, no desfecho dessa cadeia produtiva estão mulheres, agricultoras de pequeno porte, cujas famílias se integram ao cenário do agronegócio por meio do arrendamento de terras. A produção é de Izabela Morvan da Silveira, Lucas Daniel de Lima e Mayala Tereza Fernandes. A orientação, de José Carlos Fernandes e Anelize Moreira; e realização pelo Instituto Vladimir Herzog e Universidade Federal do Paraná.

Assista ao documentário completo:

3 - "Nonna", de Maria Augusta V. Nunes

Uma animação, “Nonna” foi produzida em 2021 e conta sobre a jovem Ana e sua avó que enfrentam as consequências do uso de agrotóxicos na região. Quando adulta, ao revisitar a antiga casa de sua infância, Ana percebe que a presença de sua avó ali tem um significado transcendental. Com apenas 10 minutos de diuração, o filme propõe refletir sobre a presença de agrotóxicos na vida cotidiana.

Assista à animação completa:

4 - "O diagnóstico", de Beto Novaes

Na vida de Lídia, observamos as diversas dimensões em que os agrotóxicos exercem impacto nos âmbitos individual e coletivo. A narrativa pertence não apenas a Lídia, mas também a mim, a você, a todos nós. Ela se entrelaça com o sistema de saúde, revelando uma sociedade enferma. Os agrotóxicos emergem como uma das expressões desse cenário preocupante. O filme é dirigido por Beto Novaes.

Assista ao filme completo:

5 - "O Veneno está na Mesa", de Sílvio Tendler

Chegando a 5,2 litros por habitante anualmente, o Brasil idera o ranking mundial de agrotóxicos. Muitos dos herbicidas, fungicidas e pesticidas utilizados nesse consumo são proibidos em grande parte do mundo devido aos riscos que representam para a saúde pública.

Essa ameaça se estende tanto aos trabalhadores, que manuseiam esses venenos, quanto aos cidadãos comuns, que consomem os produtos agrícolas contaminados. As únicas beneficiadas são as empresas transnacionais que produzem esses agrotóxicos. Assim, o filme dirigido por Silvio Tendler em 2012, busca conscientizar a população sobre a alimentação inadequada e perigosa, resultado de um modelo agrário cruel centrado no agronegócio.

Assista ao documentário completo:

6 - "Nuvens de Veneno", de Beto Novaes

A névoa se estende sobre as plantações e traz secura. Não é portadora de chuva, mas de veneno. O Brasil destaca-se como um dos maiores produtores globais de soja, algodão e milho, sendo também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos. "Nuvens de Veneno", outro longa produzido por Beto Novaes, levanta preocupações acerca das ramificações do uso desses produtos agroquímicos no ambiente, especialmente no que diz respeito à saúde dos trabalhadores.

Assista ao filme completo:

7 - "Brincando na Chuva de Veneno: Cinco anos depois", de Dagmar Talga 

O documentário de Dagmar Talga relata os eventos ocorridos cinco anos após uma aeronave da empresa Aerotex Aviação Agrícola Ltda. ter sobrevoado a Escola Municipal Rural São José do Pontal, localizada na área rural do município de Rio Verde/GO, no dia 3 de maio de 2013. Nesse caso, a aeronave "pulverizou" aproximadamente 100 pessoas, incluindo crianças, adolescentes e adultos, que estavam na área externa do prédio durante o horário de recreio.

Algumas das crianças e adolescentes, "encantados" com a proximidade da aeronave, acabaram recebendo doses elevadas de agrotóxico do veneno Engeo Pleno da Syngenta.

Assista ao documentário completo:

8 - "Sobre a cabeça os aviões", de Amanda Costa e Fausto Borges

O documentário produzido por Amanda Costa e Fausto Borges revela que, uma década após o ato criminoso de pulverização aérea de agrotóxicos em uma escola rural de Rio Verde (GO), as crianças ainda permanecem vulneráveis aos impactos do agronegócio e seus venenos em comunidades rurais do estado. O crime persiste sem a reparação adequada, causando sérios danos à saúde das pessoas afetadas

Assista ao documentário completo:

9 - "Pontal do Buriti - Brincando na Chuva de Veneno", de Dagmar Talga 

O filme, também sob a direção de Dagmar Talga, começa no dia 3 de maio de 2013, a partir das 9 horas da manhã, uma aeronave da empresa Aerotex Aviação Agrícola Ltda. sobrevoou a Escola Municipal Rural São José do Pontal, situada na zona rural do município de Rio Verde/GO. 

Durante o horário de recreio, a aeronave pulverizou o veneno Engeo Pleno da Syngenta, atingindo aproximadamente 100 pessoas, incluindo crianças, adolescentes e adultos que estavam na área externa do prédio. Algumas crianças e adolescentes, encantados com a proximidade da aeronave, receberam doses significativas de agrotóxicos. A situação não é um caso isolado; pelo contrário, reflete a realidade do agronegócio no Brasil.

Assista ao filme completo:

10 - "O Mal que nos Habita", de Demián Rugna

"Os proprietários dessas terras contaminam as terras com glifosato para matar pragas, são pesticidas. Muitas pessoas que trabalham nos campos acabam sendo diagnosticadas com câncer. Você provavelmente verá uma criança com câncer, porque eles são trabalhadores. Ninguém fala sobre isso", afirmou em uma entrevista o diretor-roteirista Demián Rugna sobre o longa “O Mal que nos Habita”.

Lançado no último dia 30, a produção audiovisual mostra como consumo de agrotóxicos na Argentina inspirou um filme de terror que, embora em tom gráfico e noticioso, alerta para os problemas de saúde na intoxicação dessas substâncias e consumo de alimentos contaminados.

Assista ao trailer: