Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de junho de 2019, 15h28

Diretor de Avaliação da Educação Básica do INEP e responsável pelo ENEM é exonerado

Diretoria é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Antes de Francisco Vieira Garonce assumir, a diretoria já estava sem comando desde o dia 27 de março, quando Paulo César Teixeira pediu demissão

Foto: Reprodução/Facebook

A cinco meses do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Diário Oficial da União desta quarta-feira (5) anunciou a exoneração de mais um diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dessa vez, o nome exonerado foi de Francisco Vieira Garonce, diretor da Avaliação da Educação Básica. A exoneração dele está no Diário Oficial desta quarta, porém com data retroativa a 22 de maio.

A diretoria é responsável, entre outras atividades, pelo ENEM, que neste ano teve 5 milhões de inscritos confirmados.

Garonce foi indicado por Elmer Vicenzi, ex-presidente do instituto, que foi exonerado no mês de maio. Por meio das redes sociais o deputado Zeca Dirceu (PT-RS) manifestou preocupação com a demissão de mais um nome do INEP.

“Ninguém se assuste caso o ENEM seja extinto neste governo. A balbúrdia continua no MEC”, comentou o congressista.

Mesmo com as frequentes mudanças no Inep, o Ministério da Educação continua a garantir que está com o calendário mantido para 2019. A previsão é de que as provas sejam realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum