Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

25 de junho de 2019, 16h08

Moro terá que enviar detalhes de sua visita aos EUA para a Câmara

Moro viajou esta semana aos Estados Unidos e não divulgou detalhes de sua agenda pública no país; como ministro de Estado, ele deve informar quais são (com horário e local definidos) seus compromissos oficiais ao longo de cada dia

Sergio Moro (Foto: Lula Marques)

O retorno de Sérgio Moro ao Brasil promete ser agitado. Além de prestar esclarecimentos na Comissão de Direitos Humanos (CDHM) da Câmara dos Deputados na condição de convocado, após um pedido do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) ser protocolado na Casa, o ministro da Justiça terá de dar mais informações sobre o que realmente o levou aos Estados Unidos esta semana.

Também assinado por Jerry, o requerimento nº 765/2019 pede que Moro dê mais detalhes sobre a agenda cumprida no país americano, com a menção das datas, os organismos visitados e “a nominata das autoridades estadunidenses visitadas”, assim como a pauta das reuniões realizadas no país.

Pressionado pela crise causada com a divulgação de trocas de mensagens com o procurador Deltan Dallagnon, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Moro viajou esta semana aos Estados Unidos e não divulgou detalhes de sua agenda pública no país.

Como ministro de Estado, ele deve informar via assessoria ou no site do ministério quais são (com horário e local definidos) seus compromissos oficiais ao longo de cada dia.

Veja também:  “Tenho poder de veto ou vou ser um presidente banana?”, diz Bolsonaro

No documento, o parlamentar maranhense pede também que sejam esclarecidas as razões de Estado para o “ministro cancelar compromisso com quatro Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados sem prévio aviso e empreender viagem “repentina aos Estados Unidos da América”. Além disso, o documento solicita a “relação de assessores e outros convidados que integraram a comitiva do Ministro, as despesas efetuadas durante a viagem e os resultados práticos da visita do Ministro para o Estado brasileiro e sua pasta ministerial, em particular”.

A mesa da Câmara deverá encaminhar o pedido ao ministro, que terá 30 dias para responder com os dados solicitados. Já o requerimento de comparecimento na CDHM será submetido à votação nesta quarta-feira (26) e se aprovado, uma data deverá ser definida para a vinda de Moro à Comissão. A recusa, o não-atendimento ou a prestação de informações falsas é considerada crime de responsabilidade, de acordo com o Artigo 50 da Constituição Federal.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum