Rodrigo Neves se encontra com Lula e embaralha sucessão no Rio

Uma boa parte dos militantes do PT no Rio defende o apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB), mas Rodrigo Neves também conta com muitos defensores no partido de Lula.

Escrito en BLOGS el

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, divulgou na tarde de hoje foto de visita que fez a Lula na última sexta-feira (6/11). Neves é pré-candidato a governador do Rio de Janeiro pelo PDT e neste momento está encerrando seu doutorado, sob orientação do sociólogo Boaventura de Souza Santos, em Coimbra.

O encontro desagradou Ciro Gomes e por isso a foto acabou sendo divulgada apenas hoje (10/11), já que o candidato pedetista tinha suspendido sua candidatura em decorrência da votação da PEC dos Precatórios, que no 1o turno contou com apoio de 15 parlamentares do partido.

Neves está no PDT há seis anos, mas é ex-petista. Foi filiado por um longo período, tendo tido dois mandatos de deputado estadual pelo partido e se elegendo à prefeitura no primeiro mandato também pelo PT.

Uma das pessoas que teve acesso a reunião confidenciou ao blogue que esse fato foi destacado por Neves a Lula. Ele também teria afirmado ao ex-presidente que sua candidatura teria seu palanque aberto ao petista. Neves teria recordado, inclusive, que em 2001 representava a juventude do PT na executiva nacional do partido. Que a sua admiração a Lula vem de longe.

Lula teria retribuído dizendo que Neves deveria ser candidato a governador no Rio e que o PT teria um candidato ao Senado, o presidente da Alerj, André Ceciliano. E não teria uma candidatura ao governo do estado. O ex-prefeito de Niterói disse que seu sonho era ter Ceciliano como o candidato ao Senado na sua chapa.

Freixo x Rodrigo Neves

Uma boa parte dos militantes do PT no Rio defende o apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB), mas Rodrigo Neves também conta com muitos defensores no partido de Lula. Esses calculam que o pedetista teria mais chances de levar o governo do Estado e de derrotar o atual governador Cláudio Castro num eventual segundo turno por ser menos rejeitado. Esses mesmos apoiadores de Neves entendem que a capacidade de gestão como prefeito de Niterói por dois mandatos já comprovada do pedetista são um bom produto de marketing.