Milos Morpha

por Cesar Castanha

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de outubro de 2009, 22h35

Crítica: 9- a salvação

Para início de tudo é preciso deixar uma coisa bem clara, 9 – A Salvação foi produzido por Tim Burton, APENAS produzido, ou seja, tudo que ele fez foi investir no filme financeiramente. O filme não foi dirigido por ele e nem mesmo passa a ideia de ter sido (ao contrário do que aconteceu em O Estranho Mundo de Jack, dirigido por Henry Selick e também produzido por Burton), pois 9 não segue nem de longe o estilo do diretor responsável por Sweeney Todd e A Noiva Cadáver.

Baseado em um curta-metragem a animação, talvez por esse fato, fica longa demais, e olhe que tem apenas 1h e 12 minutos de filme. 9 se perde entre sequências demoradas. O desafio do diretor era grande, alongar um curta e encurtar um suposto épico.

A ideia não é inovadora, em um futuro destruido pela guerra entre homens e máquinas um cientista cria 9 bonecos e lhes dá vida. Na sequência inicial do filme vemos a criação de 9, o personagem principal da trama. O mesmo cientista que os criou também foi responsável pela criação da máquina revolucionária que foi usada de forma gananciosa pelos homens e depois se volta contra eles. Provocando assim a devastação total que presenciamos no filme.

Aos poucos 9 descobre que não está sozinho, ele encontra 2 que lhe inspira, 5 que lhe guia, 1 que lhe protege, 7 que lhe defende, entre outros. Cada um tem uma posição definida sobre o que fazer, uns acham que se proteger e fugir é o certo, outros acham que devem lutar para melhorar o mundo.

O trunfo da animação é não perder a humanidade mesmo o filme tendo como personagens apenas máquinas, mesmo isso não impede a emoção que vem a partir de cenas bem feitas. 9 termina sendo um filme bom, não muito ambicioso, um filme com alma.




Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags